
O novo selecionador de futebol sub-20 da Guiné-Bissau, Hélder Fontes, foi apresentado, de forma oficial, na sede da Federação de Futebol do país (FFGB) e traçou como um dos objetivos levar a seleção jovem dos “Djurtus” à final do torneio da União das Federações Oeste Africana (UFOA).
“Temos um objetivo muito claro que é chegar à final desta competição, porque só os dois finalistas são apurados para o Campeonato Africano das Nações (CAN) a realizar-se no Egito, em 2023”, afirmou Hélder Fontes.
Na conferência de imprensa de apresentação pública esta quinta-feira, 18 de agosto de 2022, o técnico português afirmou que nos últimos anos, a Guiné-Bissau tem feito um “trabalho extraordinário”, sobretudo a nível desportivo e da organização do setor.
Fontes, que vai suceder ao Emiliano Té no cargo, disse que esse sinal do crescimento e profissionalismo do futebol da Guiné-Bissau é “graças às pessoas que estão envolvidas na gestão da FFGB.
O técnico de 43 anos de idade, que foi selecionador adjunto da seleção principal da Guiné-Bissau na era do Norton de Matos, entre 2009 a 2011, prometeu transmitir os seus conhecimentos no crescimento do futebol do país. Fontes aproveitou o encontro com a imprensa para realçar o trabalho que foi desenvolvido por Emiliano Té a nível da seleção sub-20.
Presidindo à cerimónia, vice-presidente da FFGB para área de formação e desenvolvimento de futebol, Mama Saliu Baldé, garantiu ao treinador português todo apoio da FFGB para desenvolver o seu trabalho na seleção jovem dos “Djurtus”.
No plano desportivo, Saliu Baldé realçou o crescimento da seleção da Guiné-Bissau na categoria do sub-20, embora reconheça que existam outras seleções com qualidades neste torneio da UFOA.
Segundo explicações de Saliu Baldé, a instituição federativa apenas assumiu um acordo verbal com Hélder Fontes para comandar a seleção do sub-20 e caso alcance os objetivos preconizados, assinará um contrato de trabalho.
A seleção sub-20 está inserida no grupo A do torneio da União das Federações Oeste Africana (UFOA) com a Mauritânia, a Serra-Leoa e o Mali. Esta competição dará acesso ao CAN da categoria juvenil.
No grupo B, estão inseridos 5 países, Cabo Verde, Libéria, Senegal, Guiné-Conacri e Gâmbia.
Para as eliminatórias da CAN de sub-20, o torneio Zona A da UFOA disputar-se-á em Nouakchott, na Mauritânia, de 28 de agosto a 10 de setembro deste ano.
Os dois primeiros de cada grupo qualificam-se para as meias-finais e os finalistas ganharão a passagem para a fase final do CAN de sub-20 prevista para 2023, no Egito.
Por: Alison Cabral
Foto: AC