CUBA APOIA A EDIFICAÇÃO DA ESTÁTUA DE JOÃO BERNARDO VIEIRA À FRENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR

O Governo de Cuba manifestou a disponibilidade em apoiar a erguer a estátua do então General-Presidente João Bernardo Vieira “Nino”, como o primeiro presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP). A intenção foi transmitida esta quinta-feira, 18 de agosto de 2022, pelo embaixador de Cuba na Guiné-Bissau, Raul de Lã Peña Silva.

O diplomata cubano falava aos jornalistas, à saída da audiência com o presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá, na qual reafirmou o interesse de Cuba em ajudar na edificação da estátua do Comandante “Nino” Vieira, à frente da sede da ANP.

O falecido Presidente João Bernardo Vieira “NINO” dirigiu a primeira sessão da Assembleia Nacional Popular realizada nas zonas libertadas, no período da luta de libertação nacional. Como presidente da Assembleia, proclamou a independência unilateral da Guiné-Bissau, a 24 de setembro de 1974.

O diplomata disse que recebeu mensagem de condolências do líder do Parlamento guineense para transmitir ao seu homólogo de Cuba, sobre as vítimas mortais do incêndio da refinaria do petróleo.

“Estamos interessados em apoiar na edificação da Estátua do primeiro presidente da Assembleia Nacional Popular, João Bernardo Vieira, que triunfou com a revolução guineense em 1973/1974, através da Proclamação da Independência unilateral da Guiné-Bissau. Cuba vai apoiar em erguer a estatueta deste lendário Comandante que entregou a sua juventude para a causa do país, à frente do edifício principal da Assembleia”, afirmou.   

Lã Piña informou que debruçaram igualmente sobre o assunto ligado ao bloqueio da Cuba, tendo lembrado que o Parlamento guineense mostrou a determinação e a vontade de apoiar o levantamento do bloqueio da ilha.

 Por: Aguinaldo Ampa/Assana Sambú 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *