Figura da semana: ZÉ TURBO  ELEITO  JOGADOR DA SEMANA NO CAMPEONATO CHINÊS

[SEMANA 33_2022] O avançado guineense, Zé Turbo, foi eleito no inicio desta semana jogador da semana no campeonato da Segunda Liga chinesa “League One da China”,  graças às suas exibições na prova. Turbo, que joga na Nantong Zhiyun FC, é um dos principais jogadores em destaque nos últimos dois meses na competição 18 clubes, tendo marcado muitos golos.

Nos últimos 8 jogos, o avançado guineense faturou 10 golos pelo seu clube, o que lhe permite liderar a  lista dos melhores marcadores, com 13 golos. O jovem jogador está a ser destaque no país asiático pelo seu talento e qualidade futebolísticos na sua segunda época  consecutiva na China, mas também pela contribuição que tem dado no clube, ao fato de ter marcado muitos  golos e colocado  o seu clube na liderança da prova.

Em excelente fase da sua carreira, Zé Turbo mostrou-se aberto para voltar à convocatória da seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau nos próximos jogos dos “Djurtus” da Fase de Qualificação para Campeonato Africano das Nações (CAN’2023), a realizar-se na Costa de Marfim.

BIOGRAFIA

Zé Turbo nasceu no dia 22 de outubro de 1996 na Guiné-Bissau, tendo deixado o país muito cedo. Iniciou a carreira no Real Sport Clube(RSC), na época 2013-2014 e depois mudou-se para o júnior do Sporting Clube de Portugal, onde fez 10 jogos e marcou 3 golos.

Embora jogasse na equipa leonina, Turbo não tinha qualquer contrato que o ligasse ao clube verde e branco. Depois de algumas semanas de negociações, não chegou ao acordo com o clube e encerrou a relação existente entre as duas partes. 

O jogador guineense transferiu-se para o Inter Milão, onde jogou duas épocas. De lá foi cedido por  empréstimo ao Tondela, Marbella FC, Catania, Olhanense e Newell´s Old Boys. Após o término do contrato com Inter Milão, o avançado jogou ainda no Nacional de Paraguai, Fussballclub Schaffhausen e Grasshopper Club Zürich, ambos clubes suíços. 

Após aventuras nos clubes europeus e sul-americanos, ZéTurbo mudou-se para a China em 2021, onde foi anunciado como reforço do Nantong Zhiyun. Nesta segunda época, o avançado guineense está a brilhar no futebol chinês, o que tem despertado muita cobiça de clubes europeus.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *