A Juventude africano Amílcar Cabral (JAAC) do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde anunciou que vai realizar, de 26 a 28 deste mês (agosto de 2022), na sede principal do partido em Bissau, o acampamento regional do Setor Autónimo de Bissau.
O encontro de três dias poderá juntar três centenas de jovens de diferentes regiões do país, anunciou Ussumane Camará, membro da JAAC, adiantando que, com a iniciativa, a juventude dos libertadores pretende dotar a juventude de ferramentas para poder estar à altura dos desafios que se lhes impõe no atual contexto.
“O acampamento terá duas componentes, uma política e a outra académica. O acampamento do SAB realiza-se em colaboração com as estruturas regionais”, notou, para de seguida afirmar que estão “mobilizados para fazer valer os seus direitos”.
Segundo Ussumane Camará, na componente política todas as estruturas regionais estarão presentes, incluindo o presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, que ajudará a juventude a compreender o seu papel no contexto político nacional e como pretende dirigir o partido para atingir os objetivos preconizados.
“Na sexta-feira, iniciaremos as nossas atividades com uma encenação de uso de força, para mostrar que não fazemos política ocasional, mas fazemos política todos os dias”, frisou.
O líder da JACC fez lembrar que o seu partido foi impedido de realizar o seu congresso, por falta de transparência da justiça, mas que não vai impedir o PAIGC de encontrar alternativas para o seu normal funcionamento.
Por: Francisco Gomes
Foto: FG