
A seleção de futebol sub-20 da Mauritânia venceu a Guiné-Bissau, esta terça-feira, 30 de agosto, por 2 a 1, num encontro da primeira jornada do Torneio da União das Federações Oeste Africana (UFOA).
O desafio do grupo A do Torneio da UFOA das seleções da África Ocidental em futebol a decorrer na Mauritânia marcou a estreia do técnico português com derrota, como selecionador da seleção jovem dos “Djurtus”.
A seleção sub-20 entrou melhor na partida e adiantou no marcador na primeira parte do encontro, graças ao golo apontado por Janickson da Silva.
Os pupilos de Fontes protagonizaram grande exibição após o golo, assumindo o controlo do jogo e posse da bola, terminando a primeira parte em frente do marcador.
No segundo tempo, a Mauritânia entrou com outra postura, embora a turma nacional continuasse a protagonizar excelente trabalho a nível defensivo. Mesmo assim, a seleção da Mauritânia continuou a carregar em busca do empate.
Aos 58 minutos, conseguiu igualar a partida por intermédio de Amadou Abdou. Depois do golo de empate, a seleção adversária subiu de rendimento em busca da Vitória.
Quando faltavam 8 minutos para fim da partida, a seleção da Mauritânia surpreendeu os rapazes de Hélder Fontes e fez mais um golo, dando uma reviravolta no marcador para 2 a 1. O segundo golo da vitória da seleção da Mauritânia foi marcador por Ahmed Ahmed.
Com este triunfo, a seleção da Mauritânia soma três pontos no grupo a par do Mali.
A seleção maliana venceu na primeira jornada a Serra Leoa por 3 a 0. Na próxima jornada a Guiné-Bissau defronta a seleção do Mali, enquanto Serra Leoa defronta a Mauritânia.
De referir que o selecionador da Guiné-Bissau, Hélder Fontes, traçou como um dos objetivos levar a seleção jovem dos “Djurtus” à final do torneio UFOA.
Esta competição dará acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN) da categoria juvenil.
Os dois primeiros de cada grupo qualificam-se para as meias-finais e os finalistas ganharão a passagem para a fase final do CAN de sub-20 prevista para 2023, no Egito.
No grupo B, estão inseridos 5 países, Cabo Verde, Libéria, Senegal, Guiné-Conacri e Gâmbia.
Por: Alison Cabral
Foto: Federação da Mauritânia