
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, anunciou na segunda-feira, que um dos desafios da sua liderança é lutar contra “o banditismo”, a corrupção, o tráfico de droga e outros crimes organizados.
O chefe de Estado fez esse anúncio no ministério do Interior, na entrega de 28 viaturas, 50 motorizadas e outros equipamentos ao ministério do Interior e à Polícia Ordem Pública.
Na sua declaração, Sissoco Embaló fez lembrar às forças de segurança que manter a ordem pública não significa fazer mal à população, mas aproximar polícias da população.
“Estes carros, motorizadas e equipamentos policiais vão permitir dotar a Polícia da Ordem Pública, da Intervenção Rápida e a Guarda Nacional de mais meios para a manutenção da ordem pública para que as populações possam viver em segurança nas suas casas”, afirmou.

O Presidente da República apelou aos polícias no sentido de serem responsáveis no uso dos carros, advertindo que quem estragar um carro ou derrubar postes de luz irá para cadeia.
O presidente da República salientou que o próximo passo dessa iniciativa será extensivo a todos os setores para garantir a segurança e o bem-estar de toda a população, assegurando que até fevereiro de 2023, a cidade de Bissau será toda alcatroada, para minimizar as dificuldades dos condutores de transportes públicos de Bissau, Jugudul e Bissau Djeguè.

“Até final de 2022 serão construídos um hospital e um liceu de referência na Guiné-Bissau”, salientou.
Por sua vez, o ministro do Interior e da Ordem Pública, Boche Candé, enalteceu o gesto do Presidente da República, garantindo fazer bom uso dos materiais, bem como lutar contra o roubo de gado e o tráfico de droga.
Por: Carolina Djemé
Fotos: Marcelo Na Riche