Presidente da FFGB: “FUTEBOL NACIONAL TERÁ A PAZ SE HOUVER UMA SINTONIA ENTRE A FEDERAÇÃO E LIGA DOS CLUBES”

O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, afirmou que o futebol nacional só terá “paz” se houver uma perfeita “sintonia” entre a Federação e a Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

“O futebol da Guiné-Bissau só terá a paz desejada se houver uma perfeita sintonia entre a Federação de Futebol e a Liga de Clubes que possibilite remar para a mesma direção”, disse, referindo-se ao balanço da época desportiva que terminou e que considerou positiva.

Mendes Teixeira fez esta afirmação no sábado, 10 de setembro de 2022, durante uma Gala dos Campeões Nacionais referente à época desportiva ‪2021-2022, realizada num dos hotéis de Bissau, que contou a presença de várias entidades ligadas ao futebol nacional.

Teixeira realçou o desempenho dos agentes desportivos nacionais que deram contributo para o engrandecimento do futebol da Guiné-Bissau.

“Neste particular, queremos destacar o senhor Infali Cassamá, antigo secretário-geral da FFGB por tudo que fez para o futebol da Guiné-Bissau. Queremos também entender este reconhecimento aos senhores Gerônimo Mendes, Domingos Lopes (Melo) e Nené de Lino Correia.

O líder da FFGB lembrou aos agentes desportivos que o futebol é um espaço de “fair-play” e da “concórdia”, apelando aos órgãos competentes a perdoarem dirigentes e jogadores que estão a cumprir as sanções.

Na cerimónia de Gala, foram galardoados os melhores marcadores e guarda-redes do Campeonato Nacional da primeira e segunda divisão do futebol feminino, futsal e camada de formação. A FFGB homenageou ainda o selecionador nacional, Baciro Candé e o presidente do Sport Bissau e Benfica, Wilson Pereira Batista.

Candé foi reconhecido pelo seu desempenho que permitiu a Guiné-Bissau participar por três vezes consecutivas no Campeonato Africano das Nações (CAN). O presidente das águias de Bissau, distinguido como dirigente desportivo do ano e o presidente do Clube de Safim, foi atribuído o prémio de dirigente da revelação do ano.

Presidindo a cerimónia, o ministro dos Desportos, Augusto Gomes realçou o trabalho que está a ser desenvolvido pelo organismo na melhoria das infraestruturas desportivas da Guiné-Bissau. Gomes destacou ainda um bom relacionamento entre o Comité Executivo da FFGB e os clubes e dirigentes desportivos nacionais.

“É com as infraestruturas, é com homens e mulheres do setor desportivo, é no estabelecer do relacionamento positivo que podemos atingir patamares altos como anseia o presidente da FFGB”, salientou Gomes.

A Gala coincidiu com os 48 anos da fundação da FFGB, onde foram homenageados todos os antigos presidentes da FFGB pelas contribuições para o desenvolvimento da modalidade. De salientar que durante o evento que terminou quase meia noite, não foi atribuído o prémio relativamente ao melhor jogador do Campeonato Nacional.

A FFGB foi fundada no dia 10 de setembro de 1974, e filiou-se à FIFA e à CAF em 1986.

Por: Alison Cabral

Foto: Marcelo Naritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *