
O antigo futebolista do Sport Bissau e Benfica (SBB), Alberto Quintino Có “Stromberg”, morreu esta segunda-feira, 12 de setembro de 2022, no hospital Simão Mendes em Bissau, informou à secção desportiva do Jornal O Democrata uma fonte familiar.
“Fomos informados pela equipa médica que Stromberg morreu por volta das 2 horas da madrugada desta segunda-feira”, explicou a fonte familiar.
Segundo a explicação da fonte familiar, o avançado, que fez grande parte da sua carreira nas Águias de Bissau, padecia de uma doença há mais de 7 meses e que necessitava de um tratamento mais especializado no estrangeiro, mas acabou por falecer em Bissau.
Em fevereiro último, o malogrado teve um apoio do seu antigo colega no Benfica, Francisco Júnior Santos, que lhe permitiu deslocar-se até Dakar, Senegal, para tratamento médico numa unidade hospitalar com melhores condições. Após receber o tratamento no Senegal, regressou ao país em maio.

Na quarta-feira passada, “Stromberg” teve nova recaída, foi internado no maior centro hospitalar da Guiné-Bissau, mas não resistiu à doença.
Em reação após o anúncio da morte do antigo jogador, o clube encarnado lamentou o desaparecimento físico de “Stromberg”.
“Era e é uma grande referência para todos os que trabalham e gostam do futebol nacional. Uma grande perda para todos”, sintetizou o Benfica.
Conhecido no mundo do futebol por “Mutante Stromberg”, o avançado fez história no Benfica de Bissau. Em 2007-2008, foi melhor marcador do campeonato nacional da primeira divisão com 22 golos ao serviço do Benfica, orientado pelo treinador Pedro Dias.
“Stromberg” foi uma campeão nacional ao serviço do Benfica, vencendo ainda três Taças da Guiné e duas Supertaças.
Além do Benfica, o malogrado também jogou ao serviço dos Lagartos de Bambadinca e Sporting Clube da Guiné-Bissau, onde foi melhor marcador do campeonato nacional na época desportiva 2012-2013, tendo apontado 10 golos.
Representou ainda a seleção nacional de futebol em várias ocasiões.
Por: Alison Cabral