Segundo Congresso Ordinário: COMISSÃO ORGANIZADORA CONTA COM DUAS CANDIDATURAS À LIDERANÇA DO MADEM 

A Comissão Organizadora do segundo Congresso Ordinário do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G 15) confirmou que até ao momento está formalizada oficialmente uma candidatura a liderança do partido no congresso do partido que decorrerá de 30 de setembro a 02 de outubro do ano em curso, havendo também uma manifestação de intenção de candidatura de um jovem militante do partido, cuja formalização está dependente do proponente.  

A informação foi avançada ao nosso jornal pelo vice-presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Queba Djaita, durante uma entrevista para falar dos preparativos da reunião magna da segunda maior força política da Guiné-Bissau. O congresso, que vai ser realizado no ilhéu de Gardete, setor de Prabis, região do Biombo, norte do país, conta com   a participação de 2.515 delegados e tem como lema “consolidar o partido, promover a unidade nacional e desenvolver a Guiné-Bissau”. 

Queba Djaita explicou que ao longo de três dias de trabalhos, os delegados vão debruçar-se sobre a vida da política interna do partido e da Guiné-Bissau, como também vão produzir novas estratégias a adotar, de acordo com os desafios que o país apresenta. “O lema do nosso congresso é consolidar o partido, promover a unidade nacional e desenvolver a Guiné-Bissau. Vamos contar com 2.515 delegados provenientes de diferentes regiões e da diáspora, mas o número total das pessoas que esperamos juntar naquele local é de 3500.  Para além dos delegados, vamos ter convidados, assistentes e protocolos do partido”, referiu.  

Djaita disse que o número dos delegados selecionados para o congresso expressa e confirma o crescimento do MADEM-25 a cada dia. Enfatizou que o partido criado há oito meses das eleições legislativas de 2019 conseguiu, pela primeira vez, participar num escrutínio, eleger 27 deputados e ocupar a posição de segunda maior força política da Guiné-Bissau.  

“Passados mais alguns meses, participamos nas eleições presidenciais e conseguimos ganhar com o nosso candidato, atual Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló. O partido continua a crescer a cada dia, as nossas bases cresceram, as secções também, por isso entendemos que há uma grande vontade da população guineense em participar no projeto do MADEM-15 e fazer parte deste projeto honra qualquer guineense, porque é um projeto virado para o país” assegurou, para de seguida, avançar que o objetivo do partido é colocar a Guiné-Bissau em vias do desenvolvimento.  

Questionado sobre as candidaturas recebidas até ao momento para a liderança do partido, respondeu que a comissão tinha recebido apenas uma candidatura de Braima Camará, coordenador nacional cessante. Acrescentou que a comissão recebeu uma carta de um jovem militante do partido, Adilson da Costa, que manifestou a intenção de concorrer à liderança do MADEM-15. 

“Estamos a aguardar agora a oficialização da candidatura de Adilson da Costa, porque já fez uma carta na qual manifestou a intenção de se candidatar. Somos um partido aberto e que aceita a democracia interna, portanto podemos confirmar que até ao momento temos duas candidaturas que vão disputar a liderança do nosso grande partido”, disse.  

Refira-se que o MADEM-15, criado em 2019 participou pela primeira vez nas eleições legislativas realizadas no país, elegeu 27 dos 102 deputados que compõem a Assembleia Nacional Popular (ANP) e atualmente faz parte de uma coligação que governa a Guiné-Bissau. 

Por: Assana Sambú 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *