
A seleção nacional de sub-23 de futebol da Guiné-Bissau foi derrota frente ao Níger por ( 4-2) está terça-feira, 27 de setembro de 2022, na jogo da segunda mão, em partida de acesso à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se realiza no próximo ano no Reino de Marrocos.
Com a derrota na casa do adversário, os “Djurtus” estão fora da próxima eliminatório da prova destinada a jovens futebolistas africanos.
Numa partida acompanhada pela secção desportiva do Jornal O Democrata, na página oficial da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, TV Futebol Total, a seleção do Níger esteve superior e conseguiu o apuramento para próxima fase.
Os pupilos do Selecionador Nacional, Emiliano Té só conseguiram fazer dois golos na segunda parte, quando o Níger vencia por 4 a 0.
As duas seleções empataram no jogo da primeira mão a zero bolas, no passado dia 23 de setembro, em Bissau, no Estádio 24 de Setembro em Bissau.
A partida marcou o regresso das competições internacionais ao Estádio da independência nacional, após a requalificação do recinto pela empresa francesa “Gregori”.
De salientar que nos últimos tempos, três categorias das seleções da Guiné-Bissau participaram nas competições de apuramento da zona africana, mas todas ficaram pelo caminho.
O primeiro foi a seleção nacional sub-20 que esteve na fase final do torneio da União das Federações Oeste Africana (UFOA), que decorreu de 28 de agosto a 10 de setembro de 2022, mas ficou pelo caminho.
A segunda foi a seleção local que esteve perto de garantir a qualificação para o Campeonato Africano de Nações (CHAN), que se realiza em janeiro de 2023, na Argélia, mas foi derrotada nos dois jogos frente à Mauritânia e ficou fora da competição.
A última oportunidade falhada é da seleção nacional Sub-23 que foi eliminada por Níger. Agora resta a seleção principal que busca a quarta qualificação consecutiva para o Campeonato Africano das Nações (CAN 2023), que se realizará na Costa do Marfim no próximo ano.
A Guiné-Bissau está inserida no grupo A, juntamente com a Nigéria, Serra Leoa e São Tomé e Príncipe. Os Djurtus contam com quatro pontos na tabela classificativa. As águias da Nigéria comandam a tabela com 6 pontos, no fim de duas jornadas iniciais.
Por: Alison Cabral