Cooperação bilateral: CHEFE DE ESTADO CABOVERDIANO INICIA HOJE VISITA OFICIAL DE TRÊS DIAS A BISSAU

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, inicia na manhã desta sexta-feira, 21 de Outubro de 2022, a sua primeira visita oficial à Guiné-Bissau no âmbito das “relações históricas, de fraternidade e culturais” que unem os dois países e para reforço da cooperação bilateral.

José Maria Neves que chega ao solo pátrio de Amílcar Cabral, as 9 horas para uma visita de três dias. O ponto mais alto desta visita oficial será o encontro de tête-à-tête entre os dois chefes no Palácio Côr de Rosa, seguido de um encontro bilateral alargado às delegações dos dois países para passar em revista as principais questões das relações bilaterais, bem como da sub-região, tendo em conta que a Guiné-Bissau preside a presidência em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). 

No sábado, José Maria Neves realiza uma visita à Fortaleza da Amura, onde colocará uma coroa de flores nos túmulos de Amílcar Cabral e João Bernardo “Nino” Vieira, seguindo para a Escola Nacional de Administração para proferir uma conferência dedicada ao tema “Desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento”.

O Presidente de Cabo Verde reúne-se também no sábado com o primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, e com a comunidade cabo-verdiana residente em Bissau.

Já no domingo, o chefe de Estado cabo-verdiano realiza uma visita a uma fábrica de processamento de castanha de caju, principal produto de exportação da Guiné-Bissau, e tem encontros com o Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Partido de Renovação Social (PRS) e Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Salienta-se que o Presidente cabo-verdiano, que viaja acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, segue na segunda-feira para o Senegal, onde vai participar no Fórum Internacional de Dacar Sobre Paz e Segurança em África.

Por: Redação 

Democrata/lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *