O primeiro-ministro são-tomense disse que o seu país vai precisar grandemente do apoio da comunidade internacional para a recuperação económica e financeira que considera de “muito preocupante”, por isso conta com os bons conselhos do Presidente Embaló, que diz ter muita experiência a nível internacional.
“São Tomé e Príncipe vai precisar de apoio da comunidade internacional para a recuperação de uma situação económica e financeira muito preocupante. O Presidente Sissoco é um chefe de Estado com bastante experiência a nível internacional e era importante não só visitar um amigo, mas também visitar um estadista que eu estou convencido que dará bons conselhos a São Tomé e Príncipe”, assegurou.
Patrice Trovoada fez estas observações este sábado, 29 outubro de 2022, à saída de uma audiência com o chefe de Estado guineense.
Trovoada foi indicado pelo seu partido (Ação Democrática Independente – ADI) que venceu as legislativas de 25 de setembro último, com a maioria absoluta, ou seja, com 30 dos 55 deputados que compõem o Parlamento são-tomense.
Explicou que o seu país e a Guiné-Bissau têm uma relação de amizade de vários anos e que se construiu sempre na base da sinceridade e da irmandade. Acrescentou que o chefe de Estado guineense mostrou-se disponível para apoiar São Tomé de várias formas.
“Falamos também do futuro, sobretudo das relações bilaterais. Eu espero, dentro de alguns meses, poder vir cá de novo a testa de uma delegação ministerial para podermos aprofundar essas relações com vertente mais económica” disse.
Por: Assana Sambú