8ª Reunião anual da UEMOA: MINISTRO DAS FINANÇAS RECONHECE QUE A GUINÉ-BISSAU APRESENTA INDICADORES ABAIXO DO NÍVEL ESTABELECIDO PELA UEMOA  

O ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té, afirmou esta terça-feira, 01 de novembro de 2022 que progressos consideráveis foram alcançados pelo país, embora de forma modesta os indicadores continuam abaixo dos níveis estabelecidos pela União Econômica Monetário Oeste Africana (UEMOA).

O governante falava na abertura da 8ª reunião anual da UEMOA consagrada às reformas, políticas, programas e projetos comunitários na Guiné-Bissau, que decorre entre 01 a 04 do mês em curso, numa das unidades hoteleiras de Bissau, visando discutir o quadro atualizado dos textos e as disposições pertinentes. 

Vieira Té disse que encontros de género revestem-se de importância capital, porque permitem uma avaliação minuciosa do cumprimento das diretrizes emanadas pela organização regional e razão pela qual o desempenho só poderá contribuir para melhorar os indicadores, que “infelizmente ainda se situam abaixo dos níveis desejáveis”.

“Reconhecemos que vários fatores contribuem para esse fato, mas não devemos permitir que essas adversidades constituam pontos de estrangulamento”, sublinhou.

O novo representante residente da UEMOA na Guiné-Bissau, Aly Diadjiry Coulibaly, explicou na sua intervenção que a revisão anual permite identificar os fatores que podem prejudicar os frutos dos diferentes esforços comunitários, a fim de antecipar as ações apropriadas para uma impulsão política direcionada ao processo de integração comunitária. 

“As questões subjacentes do exercício deste dia são importantes. Cabe em particular, as duas partes, debaterem com base na grelha de ponderação adotada de acordo comum durante o workshop regional, realizado em Abidjan de 18 a 22 de julho de 2022, destacando o desempenho da Guiné-Bissau na implementação das reformas, políticas, dos programas e projetos comunitários”, referiu.

Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *