
O governo português vai disponibilizar um valor de três bilhões e duzentos cinquenta milhões de Francos CFA (cinco milhões de Euros) para apoiar o Orçamento Geral de Estado (OGE) da Guiné-Bissau para o ano 2023.
A informação foi divulgada na segunda-feira, 31 de outubro de 2022, no portal do governo português, consultado pela redação do Jornal O Democrata.
Segundo o portal, o apoio veio em resposta ao pedido das autoridades guineenses, para fazer face ao agravamento da conjuntura económica e financeira internacional, visando reforçar o apoio da Cooperação Portuguesa nas áreas da Educação e da Saúde, bem como no robustecimento da democracia, designadamente através do apoio à realização de processos eleitorais.
Para a efetivação do apoio, a chefe da diplomacia guineense, Suzi Carla Barbosa, e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André, e a vice-presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Cristina Moniz, assinaram um memorando de entendimento que demonstra o engajamento dos governos português e guineense.
Por: Assana Sambú