Djurtus: GILBERTO BATISTA ABDICA DA SELEÇÃO DA GUINÉ-BISSAU A FAVOR DE PORTUGAL 

O jovem futebolista guineense, Gilberto Batista, que foi convocado pelo selecionador nacional, Baciro Candé, para os dois jogos amistosos, declinou jogar pela Guiné-Bissau a favor de Portugal.

A informação foi avançada este sábado, 13 de novembro de 2022, à secção desportiva do Jornal O Democrata por uma fonte próxima do jogador. 

A fonte explicou que o atleta recebeu a convocatória da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) e confirmou a sua disponibilidade para jogar pela seleção nacional para os jogos contra o Haiti e a República Democrática de Congo, no cumprimento do calendário FIFA, organismo que dirige futebol mundial.

Com garantia transmitida à estrutura técnica da FFGB, mister Candé convocou o jogador na terça-feira, 08 de novembro, estando em curso as formalidades para a compra de bilhete de passagem do jogador para Turquia, onde a Guiné-Bissau disputará os dois jogos amigáveis.

Segundo explicações da fonte, dois dias depois do anúncio da convocatória da Guiné-Bissau, Batista, que joga no Sporting Clube de Portugal, recebeu também uma convocatória da seleção portuguesa de sub-20 para um estágio que terá dois particulares contra Bélgica e Alemanha.

Perante as duas convocatórias, o jovem decidiu simplesmente escolher representar a seleção de Portugal.

O jovem jogador, que atua como defesa central na equipa B do Sporting, saiu da Guiné-Bissau em 2016, através de Wilson Pereira Baptista, atual presidente do Sport Bissau e Benfica, para jogar no Sport Lisboa e Benfica, mas acabou por não ficar neste último.

Batista seguiu para Oeiras, onde começou a destacar-se e antes da sua inscrição mudou-se para o clube leonino.

O Democrata soube ainda que vários dirigentes ligados ao futebol nacional, como “Team Manager” da seleção de futebol A da Guiné-Bissau e Wilson Pereira Batista terão tentado convencer o jogador, sem sucesso.

Visto como uma das grandes promessas guineenses em Portugal, Batista prolongou o vínculo com o Sporting no mês de julho último. O defesa central de 18 anos de idade está nos leões desde 2018 e já foi várias vezes chamado aos trabalhos da equipa principal.

De salientar que a Guiné-Bissau vai defrontar a seleção de Haiti no dia 17 de novembro e no dia 20 joga contra a República de Democrática do Congo, ambas as partidas serão disputadas na Turquia.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *