
O Embaixador da África do Sul na Guiné-Bissau, Mpakhama Mbete, efetuou nesta terça-feira, 15 de novembro, uma visita a sede nacional do Partido da Renovação Social (PRS), onde analisou com os dirigentes dos renovadores a situação política do país e das eleições legislativas antecipadas, tendo-se reunido com o presidente em exercício dos renovadores, Fernando Dias, na presença de alguns altos dirigentes daquela formação política.
O PRS anunciou no final da semana o fim do acordo da incidência parlamentar que tinha assinado com o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM) e Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) para garantir a maioria parlamentar, antes da dissolução do Parlamento em maio deste ano.
Mpakhama Mbete disse à saída da reunião que é muito importante manter contato com os atores políticos da Guiné-Bissau, tendo assegurado que o PRS é um dos maiores atores políticos do país.
“Penso que é importante manter contato com os atores políticos mais importante deste país e o PRS, em temos da sua história e do papel que tem estado a desempenhar na sociedade guineense, é um deles. Por isso viemos para saber o que eles estão a pensar para o desenvolvimento do país”, avançou.
Questionado sobre o assunto abordado com os dirigentes de renovadores na reunião de mais de uma hora, respondeu que abordaram vários assuntos ligados à situação do país.
“Nós discutimos várias situações do país, incluindo as questões das eleições”, revelou.
Por: Simaira Tavares de carvalho