
O governo do Senegal disponibilizou três biliões de francos CFA para apoiar o ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, anunciou Botche Candé em conferência de imprensa.
Em declaração à imprensa, o Ministro da Agricultura, Botche Candé, disse que a sua deslocação à República do Senegal ocorreu no quadro de uma solicitação que recebeu do seu homólogo senegalês, dias depois da sua nomeação como novo Ministro da Agricultura.
“A minha deslocação à República do Senegal partiu da minha iniciativa dias depois de ter recebido uma mensagem de felicitação do meu homólogo. Aproveitei a oportunidade para informá-lo da minha intenção de fazer uma visita de trabalho e solicitar apoios ao ministério da Agricultura”, salientou.
Botche Candé afirmou que a sua ambição é acabar com a crise que o setor agrícola do país enfrenta, dinamizar a área agrícola através de produção de arroz, amendoim (mancarra), bem como outros produtos para consumo local.
O governante revelou que na sequência dessas diligências, o governo do senegal manifestou a sua prontidão em apoiar o país com mil toneladas de sementes de arroz, quinhentas toneladas de amendoim, duzentas e cinquenta toneladas de feijão, trezentas toneladas de adubo, duas máquinas de descasque de amendoim, cinco máquinas de descasque de arroz e duzentas e cinquenta e uma vacinas para animais”.
Candé realçou que esses apoios disponibilizados pelo governo senegalês, estimados em três biliões de francos CFA, disponibilizados pelo o governo senegalês são fruto de uma excelente relação entre o Presidente Umaro Sissoco Embaló com o seu homólogo senegalês Macky Sall.
Por: Francisco Gomes
Foto: FG