Legislativas: CIPRIANO CASSAMÁ REÚNE-SE  COM PARTIDOS PARA ANALISAR A CADUCIDADE DA CNE

O Presidente da Assembleia Nacional Popular vai reunir-se, entre os dias 06 e 07 de dezembro, em Bissau, com os partidos com assento parlamentar para discutir questão de  “caducidade” da Comissão Nacional de Eleições.

O secretariado executivo da CNE entrou em caducidade desde abril deste ano e está há mais de 5 meses sem um Presidente, na sequência da renúncia do então presidente, José Pedro Sambu, atual Presidente do Supremo Tribunal de Justiça. As opiniões dos partidos políticos divergem quanto à continuidade da atual direção da CNE. O Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, dissolveu o Parlamento, tendo marcado às eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro. Mas o governo já veio ao público dizer que não há condições para a realização das eleições na data marcada, sugerindo que as mesmas sejam realizadas a partir de 14 de maio.

O chefe de Estado reuniu-se ainda com os partidos políticos com assento parlamentar para discutir e encontrar uma solução relativa a caducidade do órgão que irá realizar o pleito, mas não houve um consenso na reunião.

É no meio deste imbróglio que Cipriano Cassama vai tentar encontrar uma solução consensual entre os partidos políticos representados na ANP.

Segundo uma convocatória na posse de O Democrata, o Partido da Nova Democracia (PND) vai ser o primeiro a ser recebido no dia 06 de dezembro pelas 10h, seguido da União para Mudança (UM) e da Assembleia de Povo Unido-Partido Democrático da Guiné- Bissau (APU- PDGB). 

No dia 07, será a vez de o Presidente da ANP receber o Partido da Renovação Social (PRS) pelas 10h, seguido do Movimento para Alternância democrática ( MADEM-G15) e do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Por: Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *