Os dois principais candidatos a conquista do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão, a ‘Guines-Liga”, Sport Bissau e Benfica e Sporting Clube da Guiné-Bissau, iniciaram a competição com vitórias, na primeira jornada da prova da época desportiva 2022-2023.
As Águias de Bissau, equipa campeã em título, recebeu a visita do Binar FC no Estádio Lino Correia em Bissau, e vencendo-o por 1 a 0 e a equipa leonina venceu o Flamengo de Pefine pelo mesmo resultado.
O Benfica, que abriu a jornada na sexta-feira, teve enormes dificuldades para triunfar frente à equipa nortenha, embora tenha controlado o jogo. O clube encarnado teve três ocasiões para fazer golos na primeira parte, mas desperdiçou-as.
Na segunda parte, o clube liderado por Wilson Pereira Batista fez alterações táticas e algumas substituições para contrariar a abordagem do jogo da equipa adversária, mas o Binar FC estava sólido no setor defensivo.
O jogo da jornada inaugural contou com as presenças do Diretor geral dos Desportos, Alberto Dias e do presidente da Liga dos Clubes de Futebol, Dembo Sissé.
A partida não teve grandes novidades e o Benfica apenas conseguiu fazer o único golo do desafio aos 68, na cobrança de uma grande penalidade, por Soare.
Após o golo dos encarnados, a equipa visitante tentou equilibrar a partida, mas o Benfica não permitiu ao adversário penetrar na sua zona defensiva. O jogo terminou com triunfo do Benfica.
No sábado, o vice-campeão nacional, Sporting, clube da Guiné Bissau, também teve dificuldade para vencer o Pefine, numa partida disputada à noite no sintético de Lino Correia.
Foi uma partida equilibrada desde o arranque, mas a equipa orientada por Pedro Dias só conseguiu abrir o marcador aos 16 minutos por intermédio de Zidane Na Fafé, antigo jogador do Flamengo de Pefine.
Após o golo do Sporting, o Flamengo de Pefine criou várias jogadas, mas o resultado não sofreu alterações até ao intervalo.
Na segunda parte, a partida foi muito bem disputada no meio campo, por ambas as equipas, no concernente ao controlo de posse de bola. Trinta minutos depois, o Sporting teve alguns lances para ampliar o marcador, mas não conseguiu alterar o ritmo nem o resultado do jogo.
A equipa leonina teve ainda a oportunidade, no tempo extra, para azer o seu segundo golo, através do jovem Adulai Djaló, mas a bola saiu por cima da trave da baliza à guarda de Selo Baldé.
O jogo terminou com o triunfo do Sporting, somando três pontos nesta primeira jornada.
Além do triunfo dos dois rivais, Sporting e Benfica, o Porto de Bissau também recebeu e venceu o Desportivo de Gabú por três bolas a duas, no Estádio Lino Correia.
Resultados dos jogos já realizados nesta primeira jornada da Guines-Liga:
Benfica -1, Binar – 0
Atl. Bissorã – 0, jCuntum – 1
Portos de Bissau – 3, D. Gabú – 2
Sporting CGB – 1, F.Pefine – 0
A partida entre o Massaf de Cacine e o Sonaco ficou cancelada, depois um acordo entre os dois clubes, segundo apurou a secção desportiva do Jornal O Democrata.
Os jogos da primeira da primeira serão concluídos no próximo dia 21 do mês em curso com seguintes jogos:
A UDIB defronta o FC Pelundo, o FC Canchungo recebe no seu reduto a visita do Tigre de São Domingos e os Balantas de Mansoa joga com Sporting de Bafatá.
Por: Alison Cabral