Entrega de Credenciais: NOVO EMBAIXADOR DE ANGOLA ANUNCIA RENEGOCIAÇÃO DE PROJETOS INICIADOS COM O GOVERNO GUINEENSE

O novo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Guiné-Bissau, Mário Augusto, anunciou esta quinta-feira, 22 de dezembro de 2022, a renegociação de projetos da construção do porto de águas profundas do rio Grande de Buba e a exploração de Bauxite de Boé, acrescentando que os projetos em questão serão levados para a mesa de negociação com as autoridades da Guiné-Bissau.

O diplomata foi nomeado para o cargo de Embaixador para a Guiné-Bissau a 12 de setembro do ano em curso, pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Mário Augusto entregou hoje as Cartas Credenciais ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló. Na quarta-feira, 21 de dezembro, entregou também as cartas figuradas à chefe da diplomacia guineense, Suzi Carla Barbosa.

Em declarações à imprensa, à saída da audiência, Mário Augusto anunciou que as partes vão realizar uma reunião através da comissão bilateral para revisar todos os projetos que tinham sido iniciados, entretanto paralisados “devido às situações alheias à vontade das partes”.

Assegurou que, com a apresentação das suas cartas credenciais, terá tempo suficiente para visar algum plano que possa desenvolver algumas ações no âmbito da cooperação entre os dois países.

Neste sentido, avançou  que será promovido um encontro entre os ministros de Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau e das Relações Exteriores de Angola para depois envolver  outros setores do desenvolvimento.  

“Acabei de entregar as cartas credenciais ao Presidente da República que me habilita como embaixador plenipotenciário de Angola na Guiné-Bissau. Foi um encontro cordial, onde abordamos algumas questões relativamente às nossas relações de amizade entre os dois povos que datam de vários anos, como também falamos estreitamente sobre a relação de cooperação em vários domínios, dando passos para o desenvolvimento dos dois países irmãos”, notou.

Questionado se Angola já tem uma estratégia específica para renegociar com o governo guineense que rescindiu o contrato com a empresa Bauxite Angola, o diplomata respondeu que “no momento não estamos a tratar do assunto”.

“Sabemos que o conselho de ministros da Guiné-Bissau rescindiu o contrato de concessão e exploração de mineração de bauxite, portanto é um dossiê que vamos levar depois para as instâncias superiores e  no âmbito de quadro da cooperação relançar e dinamizar o projeto para o futuro”, disse.

Mário Augusto é embaixador de carreira desde agosto de 2022. Foi membro de várias organizações profissionais de Angola.

 Tem formações de curta duração em comunicação oral e imprensa (CENJOR- Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas – Portugal), em marketing político eleitoral (Estado de São Paulo-Brasil); em comunicação académica e científica em acesso aéreo para Angola (Universidade Autónoma do Estado do México), em 2021. 

Trabalhou como adido de imprensa de 1999 a 2011, no gabinete de documentação, no escritório de advogados associados – Luanda (‪1990-1999) e Agência Angolana Pres-ANGOP (‪1993-1999).  Foi ministro conselheiro (‪2012-2022), diretor da comunicação institucional e informação do Ministério das Relações Exteriores (‪2012-2017) e esteve na missão permanente da República de Angola junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)- desde 2017. 

Mário Augusto tem duas publicações de obras literárias: “As Nações Unidas no Contexto do Direito Internacional” (2005) e “Os conflitos em África e a Experiência de Angola na sua resolução” (2019).

Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *