
O Comissário Nacional Adjunto para Área de Operação da Polícia da Ordem Pública (POP), Salvador Soares, revelou esta terça-feira, 10 de janeiro de 2023, que durante quadra festiva de Natal e final do ano foram registadas 4 detenções por assalto a mão armada, 12 casos de furto, 2 de roubo, 43 de agressões físicas, entre os quais quatro são graves, 13 de acidentes de viação ligeiros e 8 graves que resultaram em 5 óbitos em todo o território nacional.
Salvador Soares falava em conferência de imprensa para fazer o balanço de 20 dias de prevenção da quadra festiva de Natal e fim do ano, revelando ainda que foram registados dois casos de violação sexual, um no setor Autónomo de Bissau e outro na região de Tombali.
Esclareceu que os casos anunciados foram registados em diferentes regiões do país e em Bissau, foi desmantelada uma rede de assaltantes a mão armada na zona norte e detenção de quatro pessoas na posse de armas de fogo de uso exclusivo do Estado.
Soares enfatizou a dedicação e o empenho das forças da ordem pública, embora notou que no ano passado no mesmo período registaram-se 4 vítimas mortais.
Questionado sobre o espancamento do cidadão Ussumane Baldé, Salvador Soares escusou-se a falar sobre o caso, mas admitiu que alguns casos acontecem de forma isolada, devido à falta de informação.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A