GOVERNO LANÇA PEDRA PARA A CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO EDUCACIONAL MUJADD MAHMUD USTAOSMANOGLU

O governo da Guiné-Bissau lançou esta terça-feira, 10 de janeiro de 2023 a primeira pedra para a construção do Complexo Educacional Mujadd Mahmud Ustaosmanoglu, na cidade de Bissau, no espaço Nbatonha.

O complexo irá albergar vários elementos sociais, nomeadamente uma casa de culto, serviços hospitalares e um espaço de lazer.

Na sua intervenção, o Ministro das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo, Fideles Forbs, sublinhou que o lançamento da primeiro pedra para a construção das infraestruturas sociais deveria ter sido motivo de orgulho de todos os guineenses.

Afirmou que, enquanto ministro das obras públicas irá acompanhar o ministério da Administração Territorial, concretamente, a Câmara Municipal de Bissau, no seguimento da obra, porque “existe um único instrumento jurídico que define qualquer tipo de construção na Guiné-Bissau”.

Denunciou outro instrumento jurídico (PGUB) que está a circular mas que não corresponde ao que foi aprovado em Conselho de Ministros e publicado no boletim oficial”.

O governante defendeu que Nbatonha não é um espaço verde, nem do domínio público, pelo que é permitido a construção de obras. 

“A área de nível 1 na cidade de Bissau foi consumida por imperativos de desenvolvimento”,  disse o ministro das obras públicas, reconhecendo o gesto dos financiadores do projeto. 

Afirmou que o governo está determinado e engajado no processo de desenvolver a Guiné-Bissau, criando melhores condições de qualidade de vida para o povo.  

Presente no ato, o vice-primeiro ministro e coordenador para área económica, Soares Sambú, manifestou a determinação e o engajamento do Estado em assumir a execução do projeto de construção de infraestruturas sociais a favor da população guineense.

Sambú defendeu que é necessário assegurar o cumprimento de todas as leis, regras e normas técnicas exigíveis para a implantação de infraestruturas do género e disse esperar  que o lançamento da primeira pedra para a construção naquele espaço coloque um ponto final  em todos  debates à volta do Nbatonha.

Por: Carolina Djeme

Fotos: CD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *