[SEMANA 4_2023] O ministro de Ensino Superior e Investigação Científica, Timóteo Saba M’bunde, lançou o seu segundo livro “Efeitos Políticos e Institucionais da Cooperação de Brasil, China e Portugal em Cabo Verde e Guiné-Bissau (1974-2019) -Cooperação Sem Desenvolvimento?”.
O livro contém sete capítulos, além de introdução e conclusão. Segundo o autor, o livro concluiu que a cooperação internacional para o desenvolvimento é um instrumento gestor da dependência.
“Chegamos à conclusão que o modelo ocidental de cooperação norte e sul, propositalmente, gera dependência. Nos países em desenvolvimento o modelo Sul-Sul fá-lo talvez de um modo proposital. É possível enxergar algumas tendências de neo-imperialista, quando abordamos, por exemplo, a cooperação chinesa”, descreveu o autor.
BIOGRAFIA
Nascido no dia 7 de janeiro de 1984, em Bissorã. É Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Vila Velha, Brasil, em 2012. Fez o mestrado em Ciências Políticas em 2015, pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, e é PhD em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, concluído em 2020.
Timóteo Saba M’bunde, o atual Ministro de Ensino Superior e Investigação Científica, é pesquisador associado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) da Guiné-Bissau e pesquisador membro do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), sediado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Publicou vários trabalhos sobre Ciência Política e Relações Internacionais. Possui diploma de Cooperação Sul-Sul e Triangular em América Latina pela Universidade Complutense de Madrid.
É autor do livro “As Políticas Externas Brasileira e Chinesa para a Guiné-Bissau em Abordagem Comparada (1974-2014)”. Foi Reitor da Universidade Amílcar Cabral (UAC), cargo que deixou para assumir a pasta do ministro do Ensino Superior e Investigação Científica.
Brindou os seus leitores com “Efeitos Políticos e Institucionais da Cooperação de Brasil, China e Portugal em Cabo Verde e Guiné-Bissau (1974-2019) -Cooperação Sem Desenvolvimento?”.
Por: Epifânia Mendonça
Ilustre prof mestre, tou com muita ansiedade de ver esta obra , para puder tirar as minhas ilações no que concerne o campo das relações internacionais entre estes países mencionados nesta obra.