A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) venceu esta quarta-feira por 2-0, na deslocação ao terreno dos Portos de Bissau, na partida de encerramento da oitava jornada do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão “Guines-Liga”, reassumindo a liderança da prova.
Os rapazes da avenida, que vinham de uma derrota, frente ao FC Canchungo na jornada anterior, regressaram às vitórias em partida disputada no Estádio Lino Correia em Bissau.
Perante um número considerável dos adeptos nas bancadas, à noite, a equipa da UDIB jogou com uma unidade a menos em campo desde os 10 minutos. Após a expulsão do seu atleta José Có, os pupilos da avenida não baixaram os braços e conseguiram uma importante vitória na luta pelo título nacional.
Aos 25 minutos, a UDIB abriu o marcador com um tento do jogador Moutinho, dando vantagem à equipa orientada por Bentem Culubali. Após o golo, a partida equilibrou-se, uma vez que a equipa dos Portos de Bissau reagiu e procurou criar oportunidades para golos.
Na parte final da primeira parte, aos 40 minutos, a UDIB aumentou a vantagem para 2 a 0, fazendo o seu segundo golo por intermédio de Bacari Sissé.
Na segunda parte, o marcador não sofreu alterações. Embora a equipa técnica dos Portos de Bissau tivesse maior posse de bola, não conseguiu traduzir este domínio em golos.
A UDIB teve uma ocasião aos 67 minutos para fazer o terceiro golo, mas Erickson não soube aproveitar a oportunidade e o jogo terminou em 2 a 0.
Com o triunfo desta quarta-feira, a UDIB reassume a liderança da prova, com 19 pontos, mais um que o Sport Bissau e Benfica, enquanto os Portos de Bissau mantêm-se com 13.
O campeão em título, o Benfica, deslocou-se a Sonaco e conseguiu uma importante vitória e mantém na posição de candidato à revalidação da prova da presente temporada desportiva 2022-2023.
A equipa comandada pelo treinador Aldo venceu o Sonaco por 2-1, numa partida da oitava jornada da competição. Os golos do Benfica foram apontados pelo jovem Aladje.
Esta é a primeira vitória das Águias de Bissau no interior do país, desde os empates em Bafatá e Bissorã, nas jornadas anteriores. Nos últimos anos, a equipa liderada por Wilson Pereira Batista tem tido dificuldades em vencer fora do tapete do Lino Correia em Bissau.
O campeão em título é a única equipa que ainda invicta, mas ontem o seu guardião Oblak sofreu o primeiro golo na competição, após 360 minutos. O jovem, que é um dos totalistas da equipa, tem realizado um excelente início de época no Benfica.
Com este resultado, o Benfica de Bissau soma 18 pontos na Guines-Liga, enquanto o Sonaco mantém-se com 9.
Nos restantes jogos desta oitava jornada disputada na quarta-feira, o FC Canchungo, que derrotou a UDIB na jornada anterior, empatou em casa com o Desportivo de Gabú por 0 a 0, segundo relatos da imprensa local.
Os Lobos de Canchungo perderam a oportunidade para assumir, de forma provisória, o terceiro lugar da tabela classificativa da Guines-Liga, uma vez que o Flamengo de Pefine e os Portos de Bissau só jogam esta quinta-feira.
Com este resultado, a equipa nortenha soma agora 13 pontos e Gabú tem 9, em igualdade de pontuação com o Sonaco, que perdeu contra o Benfica.
Em Cacine, sul do país, a equipa local venceu o Flamengo de Pefine por 1 a 0. O Massaf de Cacine quebrou a invencibilidade do Pefine, que vinha de quatro vitórias consecutivas.
O Cacine tem agora 8 pontos, enquanto o Pefine mantém-se com 13.
Na segunda capital do país, em Bafatá, realizou-se o jogo entre os dois Sporting nesta jornada. A equipa do Sporting de Bafatá recebeu e empatou com o Sporting Clube da Guiné-Bissau por 0 golos.
A equipa do leste do país continua sem vencer, após o cumprimento da oitava jornada, estando no último lugar da tabela, com apenas 4 pontos, enquanto a equipa leonina soma 13 pontos.
Na partida entre os rivais da região de Oio, os Balantas de Mansoa visitaram e derrotaram o Atlético de Bissorã por 1 a 0.
Os Balantas de Mansoa sacudiram a pressão à volta da equipa, que tem tido enormes dificuldades em conseguir vitórias. O Atlético de Bissorã, que empatou na jornada anterior, entrou no grupo das equipas com dificuldades em vencer uma partida.
Os Balantas de Mansoa somam 9 pontos, ultrapassando Bissorã, que mantém os 8.
Em Bissau, a equipa do FC Cuntum voltou às vitórias, após 5 jogos sem vencer. A formação sediada no bairro de Cuntum, goleou, no Estádio Lino Correia, o Binar FC por 5 a 1, em partida da oitava jornada.
A equipa de Cuntum, que enfrenta resultados negativos, agravados com a saída da equipa técnica, conseguiu sacudir a pressão à volta da equipa. Com o triunfo, o FC Cuntum tem agora 10 pontos, enquanto o Binar FC mantém-se com 8.
Em São Domingos, zona da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, a equipa local voltou aos triunfos, após várias jornadas em crise dos resultados. A equipa recebeu e venceu o FC Pelundo por 3 a 1.
A equipa dos Tigres de São Domingos estiveram melhor na partida e acabaram por derrotar uma equipa motivada, o Pelundo.
Aequipa de São Domingos, que esta época voltou aos convívios dos grandes, soma 8 pontos, enquanto a formação de Pelundo mantém 12.
Resultados completos da oitava jornada da Guines-Liga 2022-2023:
Sonaco 1 – Benfica 2
Portos de Bissau 0 – UDIB 2
Cacine 1 – Pefine 0
Bafatá 0 – Sporting 0
Bissorã 0 – Mansoa 1
São Domingos 3 – Pelundo 1
Cuntum 5 – Binar 1
Canchungo 0 – Gabú 0
Classificação da Guines-Liga:
1 – UDIB 19 pontos,
2 – Benfica 18 pontos,
3 – Portos de Bissau 13 pontos,
4 – Pefine 13 pontos,
5 – Sporting CGB 13 pontos,
6 – Canchungo 13 pontos,
7 – Peludo 12 pontos,
8 – Cuntum 10 pontos,
9 – Sonaco 9 pontos,
10 – Gabú 9 pontos,
11 – Mansoa 9 pontos,
12 – São Domingos 8 pontos,
13 – Binar FC com 8 pontos,
14 – Cacine com 8 pontos,
15 – Binar com 7 pontos,
16 – Bafatá com 4 pontos.
Os comentadores desportivos dizem que o campeonato nacional está equilibrado, devido à qualidade e à intensidade da competitividade entre as equipas.
Mas, a UDIB e o Benfica começaram a distanciarem-se dos rivais diretos na luta pelo título nacional.
Por: Alison Cabral