Ministro dos Transportes: “AEROPORTO OSVALDO VIEIRA É UM DOS POUCOS EM ÁFRICA QUE NÃO ESTÁ CERTIFICADO INTERNACIONALMENTE”

O ministro dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva, revelou esta terça-feira, 14 de fevereiro de 2023, que o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira é um dos poucos aeroportos em África e no espaço da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA) que ainda não está certificado internacionalmente.   

O governante falava na cerimónia de abertura da quarta reunião ordinária do Comité da Direção da Unidade Regional de Supervisão da Segurança da Aviação Civil da União Econômica Monetária Oeste Africana (UEMOA), que decorre de 14 a 16 do mês em curso, numa das unidades hoteleiras de Bissau.

Ocante da Silva disse que o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, deve ser certificado no futuro, razão pela qual aquela unidade vela pela formação de inspetores e quadros em diferentes vertentes nessa temática.    

O ministro dos Transportes e Comunicações informou que aquele departamento é uma unidade regional que trata de questões ligadas à segurança da navegação aérea no espaço no sentido de fazer os estados membros cumprirem as normas regionais e internacionais em matéria da segurança da aviação civil. Adiantando que depois de Ouagadougou em 2021, agora é a vez da Guiné-Bissau receber essa reunião, mostrando prova de confiança da capacidade de acolher reuniões daquele nível e importância.

Por seu lado, o representante da União Monetária Oeste Africana (UEMOA), Aly Diadjiry, reconheceu na sua intervenção que a recente crise sanitária reconfigurou drasticamente o setor do transporte aéreo, por isso é preciso desenvolver capacidades de resiliência para atingir o desempenho que lhes foi atribuído.

Revelou que, com a atualização das questões de protocolo (PQ) 2020 de OACI, os estados da UEMOA e a Mauritânia mostram uma taxa média de implementação efetiva dos elementos cruciais de supervisão de segurança de 67 por cento.

“A segurança da aviação civil mostra uma taxa de conformidade de 74 por cento para os estados membros da UEMOA com relação aos regulamentos comunitários. No entanto, essas taxas precisam ser melhoradas continuamente para atender às metas GAP 2023-2025 e às seguranças de Abuja” disse, recordando aos presentes que outro desafio relativo à certificação de aeroporto de Bissau que lhe permitirá atingir a taxa de 100 por cento dos aeroportos internacionais das principais cidades dos estados membros e que estão conformes às normas internacionais.  

Para o presidente do Conselho de Administração da Agência de Aviação Civil, Caramo Caramá, o objetivo da reunião da Unidade Regional de Supervisão da Segurança da Aviação Civil foi criada pela UEMOA e é para fazer balanço do programa traçado na última reunião daquela entidade realizada em Ouagadougou e espera que a reunião irá ajudar o país a melhorar os serviços de aviação civil, cumprindo assim as normas recomendadas a nível internacionalmente.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *