O governo vai batizar o Salão de Conferências Internacionais com o nome do Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló.
A intenção foi anunciada esta terça-feira, 14 de fevereiro de 2023, pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, à margem da visita conjunta efetuada com o Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Guo Ce, às obras de reabilitação do edifício da antiga primatura, pela República Popular da China.
A governante defendeu que, devido ao marco importante que o edifício tem para a história do país, a sua reabilitação era necessária, afirmando que o salão será oficial para a realização das cimeiras da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que o país está a presidir.
O embaixador da República Popular da China, Guo Ce, sublinhou que testemunhou o desenvolvimento do país cada vez melhor e a sua imagem “está muito alta” e disse acreditar que o edifício será muito importante para a realização de conferências.
O edifício foi construído em 1919. Funcionou como Ministério dos Negócios Estrangeiros, Primatura, Ministério da Cultura e Museu Etnográfico Nacional da Guiné-Bissau.
Em 2022, o governo da China ajudou a reabilitar o edifício, cujo salão será utilizado para conferências e reuniões da CEDEAO.
Por: Noemi Nhanguan
Foto: N.N