O presidente da Comissão Nacional Organizadora do carnaval 2023, Leonardo Cardoso, anunciou que 20 grupos culturais vão participar no nacional, oito da capital Bissau, sete das regiões e dois dos países da sub-região: a Costa de Marfim e o Senegal. Precisou que a região de Bolama/Bijagós não participará devido às dificuldades de transportes marítimos e não podendo viajar de pirogas.
“Temos já todas as garantias logísticas dos grupos que participarão do desfile nacional, desde a alimentação e alojamento. Este ano não haverá o concurso ou premiações para grupos vencedores. Por isso o governo assumiu as despesas dos grupos vindos do interior de 500 mil Francos CFA cada e a nível de Bissau, cada grupo recebeu uma soma de 300 mil Francos CFA”, explicou em entrevista ao jornal O Democrata.
A cerimónia de abertura do maior evento cultural do país inicia na tarde deste sábado, e será presidida pelo Ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Augusto Gomes.
Este ano a festa do carnaval contará com animação de bandas musicais e artistas nacionais e internacionais.
“A partir de hoje iniciamos a parte da animação musical que conta com a presença de dois grupos da Costa de Marfim e do Senegal, bem como artistas e grupos musicais nacionais”, informou.
“No domingo haverá o carnaval livre em queda pessoas podem sair na rua para brincar e desfilar espontaneamente um pouco por todo o lado. Na segunda e terça-feira realizar-se-á desfile nacional com a participação de 20 grupos, dez por dia.
O percurso de desfile começa na zona da esquadra da Polícia Trânsito (Cala-Boca) e vai até ao antigo hotel sheraton” contou, para de seguida, apelar à população para aproveitarem o ambiente de festa para brincar sem problemas nem agressões físicas que levem a intervenção das forças de segurança.
Por: Assana Sambú