[SEMANA 08_2023] O músico guineense Charbel Pinto lançou em todas as plataformas digitais o seu quarto álbum discográfico denominado “NHA CRIOL” com videoclipes também já disponíveis. Segundo o músico, o nome dado ao álbum é uma homenagem ao crioulo, sendo esta a primeira vez que um disco seu tem mais temas no crioulo da Guiné-Bissau.
“Nha Criol – Meu Crioulo” é um álbum constituído por dez faixas musicais, sendo quatro em crioulo guineense, quatro em crioulo cabo-verdiano e duas em português. Este álbum é uma mistura de estilos como Kizomba, Tarraxinha, Afro naija, Afro, amapiano, entre outros e contou com a participação do jovem músico guineense, As One.
“Espero que os três anos que estive ausente da música por causa da pandemia e, sobretudo pela morte da minha mãe, que esta minha volta no mundo da música compense todo esse tempo que os meus fãs esperaram por Charbel e pelas minhas músicas”, disse o na sua pequena declaração ao Jornal O Democrata.
BIOGRAFIA
Charbel Harfouche Pinto, nasceu no Senegal e um mês após seu nascimento veio com os seus pais para a Guiné-Bissau, onde passou toda a sua infância e juventude. Desde menino sonhou ser cantor. Em 2000, mudou-se para Portugal, onde começou a aproximar-se de artistas cabo-verdianos como a Gama, o Tó Semedo, o Philipe Monteiro e o Jair OB1. Em 2006, compôs o tema “Sonho” para a cantora cabo-verdiana Gama, que se tornaria num grande sucesso da artista.
Em 2009 iniciou a gravação do seu primeiro álbum a solo “Apaixonado”, com 10 faixas todas românticas, mas que foi lançado dois anos depois, em 2011. O tema “BELÍSSIMA” rapidamente chegou a disco de ouro.
Charbel já atuou em cerca de 25 países do mundo. Foi considerado o cantor Revelação 2012/2013 na Guiné Bissau. Em 2014 gravou o seu segundo trabalho discográfico ao qual deu o nome de “COMPATÍVEL”, destacando-se os temas Compatível e NTA AMAU PA FRONTA que lhe deu de novo quatro anos repletos de shows e foi nomeado para melhor álbum nos Kizomba Music Awards 2014.
Em 2018, o cantor gravu o seu terceiro álbum a que deu nome de “UP” neste álbum o Charbel fez duetos com grandes nomes da música da Guiné Bissau e de Cabo Verde, com destaque para a banda guineense TABANKA DJAZ, os FERRO GAITA de Cabo Verde, DYNAMO de Cabo Verde, G-AMADO de Cabo Verde e LEJEMEA também de Cabo Verde. Este álbum foi composto por 16 faixas musicais e 13 videoclipes, bateu recordes de shows em Bissau, tendo vendido mais de 65 mil pulseiras num concerto no Estádio Nacional 24 de Setembro.
Em 2020 Charbel gravou um EP que deu o nome de WEEKEND com muitos ritmos dançantes e sonorizações mais alegres. Ao longo dos 12 anos de carreira, Charbel ganhou vários prémios. Este ano, voltou a brindar os seus fãs com o “NHA CRIOL”.
Por: Epifânia Mendonça