Guines-Liga: BENFICA VENCE UDIB E ASSUME LIDERANÇA DA COMPETIÇÃO 

O Sport Bissau e Benfica (SBB) continua imparável no Campeonato Nacional em futebol da primeira divisão do país “Guines-Liga”. A formação encarnada deslocou-se ao reduto da União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) e venceu os rapazes da avenida por 2 a 1, em partida da décima primeira jornada da prova. 

Em partida realizada este sábado, 25 de fevereiro de 2023, no Estádio Lino Correia, em Bissau, a exibição das Águias de Bissau foi superior à da UDIB. Benfica somou três pontos, assumindo a liderança da Guines-Liga, com 25 pontos.

A UDIB também tem 25 pontos na tabela, mas no confronto direto, o Benfica tem vantagem sobre o adversário.

A partida assistida por adeptos e dirigentes das ambas equipas, começou equilibrada, mas rapidamente o Benfica assumiu o controlo do jogo, criando várias oportunidades de golos.

Embora tenha dominado a partida, o Benfica só conseguiu fazer dois golos nos minutos finais da primeira parte do jogo. Aos 43 minutos, Domingos Indanhe Junior abriu o ativo dando vantagem à formação encarnada orientada por Aldo. No tempo extra, 45+2′, o jovem Sadraque Monteiro fez o

segundo do Benfica.

na segunda parte, a formação da UDIB entrou melhor na partida, tomando controlo de posse de bola, mas sem criar oportunidades claras para fazer golos. Após 60 minutos da partida, a equipa cresceu novamente e assumiu o jogo, fazendo jogadas à lei do ‘tiki taka’.

A equipa encarnada criou várias ocasiões, mas os jogadores mais adiantados não conseguiram traduzir essas oportunidades em golos. No tempo extra do desafio, a UDIB conseguiu reduzir por 2 a 1. A partir desse momento, os rapazes da avenida Amilcar Cabral tentaram sem sucesso empatar a partida.

O campeão em título, que empatou na jornada anterior frente aos Balantas de Mansoa, voltou às vitórias frente ao seu adversário direto na luta pela conquista da competição organizada pela Liga Guineense de Clubes de Futebol (LGCF).

No final do jogo, o treinador da UDIB, Bentem Culubali, reconheceu que a equipa cometeu dois erros e adversário fez dois golos que lhe permitiu somar três pontos, apontando o Benfica como justo vencedor.

Por seu turno, Aldo, treinador do Benfica, mostrou-se satisfeito pelo triunfo e agradeceu aos pupilos pelo trabalho que lhe permitiu assumir a liderança da Guines-Liga.  

O treinador, que foi jogador do clube, pediu aos jogadores a lutarem jornada a jornada para conquistar da Guines-Liga.

O Benfica de Bissau continua a ser a única a formação que ainda não perdeu na prova, após o cumprimento da décima primeira jornada.

Nos restantes jogos da décima primeira jornada da Guines-Liga já realizados, a formação do FC Canchungo voltou aos triunfos. Os Lobos de Canchungo deslocaram-se à cidade de Mansoa e venceram a equipa local por 2 a 1. 

Canchungo agora tem 17 pontos e Os Balantas de Mansoa continuam com 13.

O Atlético de Bissorã deslocou-se ao reduto de Pelundo e conseguiu uma importante vitória na luta pelos lugares cimeiros da competição. A equipa venceu o FC Pelundo por 3 a 1. 

A formação de Bissorã, que estava na zona crítica da tabela classificativa, conseguiu sacudir a pressão e voltou aos triunfos. Com este resultado, Bissorã tem agora 12 pontos e Pelundo mantém-se com 15.

Bafatá continua a afundar-se sem qualquer vitória na competição, após o cumprimento da decima primeira jornada. O Sporting de Bafatá recebeu a visita de Massaf de Cacine e empatou a zero bolas.

Bafatá soma agora 5 pontos e Cacine passou a somar 9. As duas formações estão na zona crítica da tabela classificativa da Guines-Liga.

O Desportivo de Gabú subiu provisoriamente para quinto lugar da tabela classificativa, após somar três pontos nesta jornada. A formação de leste do país recebeu e venceu por 1 a 0 a equipa do Sonaco.

A equipa de Gabú, que não iniciou bem a prova, mas nas últimas jornadas melhorou bastante a sua performance, somando importantes pontos na tabela classificativa. A equipa tem agora 16 pontos, enquanto o FC Sonaco continua com 13.

Em São Domingos, zona da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, a formação local recebeu a visita do Flamengo de Pefine e empatou por 1 a 1.

Os Tigres de São Domingos, que regressaram à primeira divisão na última época, estão na zona crítica da tabela,  por não terem conseguido ganhar jogos decisivos, tendo apenas 10 pontos, enquanto o Flamengo de Pefine  tem 15.

A décima primeira jornada abriu na última sexta-feira com a goleada dos Portos de Bissau frente à formação de Binar FC por 6 a 2, no Lino Correia. Os Estivadores continuam na perseguição ao Benfica e à UDIB. A equipa tem agora 20 pontos, enquanto o Binar continua no meio da tabela classificativa, com 13.

A décima primeira jornada da Guines-Liga foi encerrada este domingo com a vitória  do FC Cuntum sobre o Sporting Clube da Guiné-Bissau, por 2 bolas a zero, no Lino Correia em Bissau.

Resultados dos jogos:

UDIB 0 – Benfica 1

São Domingos 1 – Pefine 1

Portos 6 – Binar 2

Mansoa 1 – Canchungo 2

Bafatá 0 – Cacine 0

Pelundo 1 – Bissorã 3

Gabu 1 – Sonaco 0

Sporting CGB 0 – FC Cuntum 2

Por : Alison Cabral 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *