[SEMANA 09_2023],O músico guineense, Hayne da Graça, conhecido no mundo da música por “KLASH”, lançou o seu terceiro álbum “The Power of Silence”, com dez temas musicais que retratam o relacionamento. O álbum conta com participações de músicos nigerianos, RUNTOWN e GYC.
O músico disse ao jornal O Democrata que está a trabalhar para a internacionalização da sua carreira, através deste álbum, mas defendeu que seria salutar que todos os artistas guineenses recebessem apoio dos guineenses para que pudessem sentir-se motivados e elevar a bandeira nacional.
“Não podemos alimentar a nossa carreira apenas dependendo da comunidade guineense, quanto mais expandirmos o nosso auditório, melhor será para nós e espero que os guineenses continuem a dar força aos artistas guineenses”, disse.
BIOGRAFIA
Hayne da Graça nasceu a 14 de dezembro de 1986, em Bissau. É licenciado em Gestão de Empresas, tendo defendido a tese de Mestrado em “Análises financeiras de empresas” na Rússia.
Iniciou a carreira em 2005, no referencial grupo “Os Baloberos”, do qual faziam parte, Klash, As One e o Nigga M’Bay, onde exerciam a cidadania ativa através de críticas sociais e políticas. Foi detido 2009 por militares quando colocou no mercado o single “7 minutos de bardade”, espelhando o duplo assassinato do então Presidente da República, João Bernardo “Nino” Vieira, e do chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Tagme Na Wai. A música viria a ser proibida pelo regime militar.
Lançou, em 2023, o seu primeiro álbum a solo “Kussas má nós” e um ano depois foi distinguido com o prémio de Melhor Rapper do ano, pelo Fórum Social para a Projeção da Cultura da Guiné-Bissau.
Após o primeiro álbum, lançou vários hits como: “love for money”, “povo de jah”, “Nka m’porta”, “Chilling”, entre outros. O “Além do limite” é o segundo álbum lançado por Klash, em 2017, que permitiu ao músico trabalhar na sua promoção além-fronteiras.
Assinou a 28 de setembro de 2018 um contrato de agenciamento com uma empresa nigeriana “Between NMO Management”, que será responsável pela divulgação dos seus trabalhos pelo mundo inteiro. Já partilhou palcos com vários nomes da música nacional e internacional, por exemplo: Fally Ipupa, Gil Semedo, Ferro Gaita, Justino Delgado, Zé Manel, Tabanka Djazz, Dulce Neves, entre muitos outros nomes.
Por: Epifânia Mendonça