
O campeão nacional de futebol do país, o Sport Bissau e Bissau, continua a ter enormes dificuldades em ganhar jogos no interior da Guiné-Bissau na presente época desportiva 2022-2023. As Águias de Bissau deslocaram-se ao sul do país e empataram a 1 a 1 frente ao Massaf Sport Club de Cacine, em partida da décima quinta jorndada da Guines-Liga.
Em partida realizada esta quarta-feira, 22 de março de 2023, a formação orientada por Romualdo da Silva “Aldo” voltou novamente a ceder pontos, na luta pela revalidação do título, nos jogos fora do Estádio Lino Correia, em Bissau.
Segundo relatos da imprensa desportiva nacional registados pelo jornal O Democrata, o Benfica teve total domínio do jogo, mas o Massaf de Cacine foi o primeiro a adiantar no marcador.
A formação do sul abriu o ativo no marcador por intermédio de Domingos Bissanha, aos 17 minutos, na sequência de um cruzamento que saiu pela zona direita do ataque da equipa do Massaf de Cacine e sem hipótese para o guarda-redes encarnado.
O Benfica tentou reagir ainda na primeira parte em busca da igualdade, mas sem sucesso, em jogo que marcou a estreia dos recentes reforços brasileiros do Benfica. Trata-se do extremo Rogério Júnior e do avançado Leonardo Tavaniell, que chegaram ao país na base de uma parceria entre a Direção das Águias de Bissau e os seus representantes.
Na segunda parte, a defensiva de Cacine voltou a ser imperial, bloqueou a ofensiva encarnada que fez uma investida no ataque para igualar o marcador. Nesta partida, o campeão em título não pôde contar com 6 titulares, mesmo assim foi superior ao Massaf de Cacine.
Com dificuldades para romper a defensiva contrária, o técnico encarnado foi obrigado a fazer várias alterações táticas e substituições. As Águias de Bissau apenas conseguiram igualar a partida na ponta final do jogo, aos 88 minutos por intermédio de Abu Queita.
Após o golo do empate, o clube encarnado tentou ainda desempatar o jogo, mas sem sucesso e a partida terminou 1 a 1.
Nos cinco jogos realizados fora de Lino Correia nesta primeira volta da Guines-Liga, o Benfica apenas conseguiu uma vitória, na deslocação ao recinto do FC Sonaco. Empatou 3 e perdeu 1, frente ao FC Pelundo.
Com este resultado, o Benfica continua no segundo lugar da prova com 29 pontos, enquanto o Massaf de Cacine mantém-se na zona de despromoção com 11. Na próxima jornada, o Benfica vai novamente jogar fora de Lino Correia. A equipa vai deslocar-se ao Binar.
Os jogos da primeira volta da Guines-Liga terminam esta quinta-feira. O líder da competição, a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), recebe a visita dos Tigres de São Domingos. Em caso da vitória frente à formação do norte do país, a UDIB continuará isolada na tabela classificativa.
Após o jogo da UDIB e São Domingos, o vice-campeão em título o Sporting Clube da Guiné-Bissau recebe a visita do Binar FC, no Estádio Lino Correia, às 19h00.
Os resultados conhecidos da décima quinta jornada da Guines-Liga:
Pelundo 0 – Gabú 0
Bafatá 3 – Bissorã 0
Mansoa 0 – Sonaco 0
Portos de Bissau 1 – Pefine 0
Canchungo 2 – Cuntum 2
Cacine 1 – Benfica 1
De salientar que a formação do Sporting de Bafatá soma a segunda vitória consecutiva na competição frente ao Atlético Clube de Bissorã. O clube do leste do país tem agora 11 pontos, embora continue na zona da despromoção.
Por: Alison Cabral