A cultura nacional está de luto, faleceu na madrugada desta quinta-feira em Bissau músico e cantor Fernando Jorge Da Silva, conhecido por Bidinte, devido ao ataque cardíaco, conforme avança fontes próximas aos familiares de vítima ao site guineense GBissau.
De acordo com as mesmas fontes a que GBissau teve acesso, os familiares estão a ser assistidos por um grupo de cantores e músicos guineenses, nomeadamente Justino Delgado, Miguelinho Nsimba, Carlos Delgado, entre outros.
O mesmo site avança que os restos mortais do cantor já foram retirados dos cuidados intensivos do Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau, e já se encontram na residência dos pais do cantor.
GBissau lembra ainda que Bidinte pertence à uma família de cantores e músicos e era multifacetado: compositor, vocalista, guitarrista, percussionista.
Recorde-se que Bidinte viveu mais de três décadas em Madrid, Espanha e só recentemente voltou para a sua terra natal, a Guiné-Bissau, participando no lançamento do último álbum do Justino Delgado, intitulado “Estátua”. Também O Democrata sabe que Bidinte fazia parte da comissão organizadora do festival de Bubaque que terá seu início no próximo dia 3 de Abril do ano em curso. O cantor é natural da Ilha de Bolama.
Bidinte que na face de tanto descalabro, optou pela música, pela poesia, pela guitarra, pelo batuque, em fim, optou pela responsabilidade de trazer um pouco de felicidade ao povo guineense. Fernando Jorge da Silva – Bidinte é prova de que mesmo quando o ser humano pretende transformar um paraíso, como aconteceu algumas vezes na Guiné-Bissau, em inferno, a arte sobrevive. A música não para. A poesia não morre. As canções de Bidinte são tristes e emocionantes, com claras influencias de música maliana que, quando combinado com as habilitações vocais do mesmo, produzem um som único. “Considjo di Garandis” é um belo exemplo. Mas as imagens e a letra da música “Ke Cu Menino na Tchora” , assim como os temas “Kumura” e “Imigrante”, deixam qualquer pessoa arrepiada.
A Redacção
Que a sua alma descanse em paz de Alah.
Meus profundos sentimentos. Bedinte deixa uma lacuna na música de Guiné-bissau e para o mundo da lusofonia.
Magna Domingos – Cuiabá/MT (Brasil)
É com grande dor e consternação que vim manifestar as minhas condolências à família do malogrado Fernando jorge da Silva, uma pessoa honesta, humilde… Quando recebi a informação sobre o falecimento do Fernando Jorge da Silva me parecia um sonho, dado que a dúvida governava o meu coração em relação a sua morte. Pois, não tenho como alterar esse, mas peço a Deus que lhe conceda um espaço na sua glória para o seu descanso eterno.
que a sua alma descace em paz ele sempre sera um exemplo pra guene bissau
que a sua alma descace em paz ele sera senpre um exemplo pra guine pra que ele consegue um canto na gloria
Que a sua alma descanse em Paz e que Deus lhe dê um bom canto em Sua Bendita Glória.
desculpem só queria deixar uma informação, sobre mais um ano depois do desaparecimento físico do músico PATCHECO DI GUMBÉ que é 15/01/2010 e já la vão 11 anos acho que vale a pena lembrar!?