
O presidente do Banco Oeste Africano do Desenvolvimento (BOAD), Serge Ekue, anunciou esta quarta-feira, 29 de março de 2023, que a instituição bancária sub-regional irá disponibilizar 40 mil milhões de francos CFA ao país para financiar dois projetos, um da agricultura e outro de construção e melhoramento das vias urbanas.
Serge Ekue anunciou esse apoio à Guiné-Bissau à saída da audiência com chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló.
O presidente do BOAD disse que o fundo vai ser disponibilizado na sequência das reuniões do Comité e do Conselho de Administração da organização, que aprovou 18 projetos para os países da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA) e a Guiné-Bissau beneficiou de dois projetos, um para o setor da agricultura num total de 25 mil milhões de francos CFA e outro tem a ver com as vias urbanas no valor de 15 mil milhões de francos CFA, totalizando 40 mil milhões de franco CFA.
O responsável informou que o BOAD irá celebrar 50 anos de sua existência no dia 14 de novembro do ano em curso, razão pela qual está em Bissau para formular um convite ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, para participar no evento, à semelhança do que fez com os outros países.
Segundo Serge Ekue, outro ponto que mereceu abordagem no encontro com o chefe de Estado tem a ver com a restruturação do setor de cajú, porque” o que se passa no setor de cajú da Guiné-Bissau não é bom”.
“É preciso organizar às coisas internamente. É um dossiê a ser discutido com as autoridades nacionais e os atores que trabalham na fileira de cajú, devido à sua importância para o desenvolvimento da Guiné-Bissau”, salientou.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A