Visita à Bissau: KAGAME REALÇA ESFORÇO DO PRESIDENTE SISSOCO NA BUSCA DE ESTABILIDADE POLÍTICA NA CEDEAO

O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, realçou os esforços empreendidos pelo chefe de Estado guineense e presidente em exercício da Conferência de Chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Umaro Sissoco Embaló, na busca da estabilidade política e da segurança a nível dos países da sub-região.

Kagame fez esta observação esta segunda-feira, 17 de abril de 2023, durante a declaração conjunta aos jornalistas, no âmbito da visita de algumas horas efetuada a Bissau, a convite do seu homólogo, para reafirmar o engajamento assumido entre os dois países em 2022, aquando da visita de Embaló a Kigali, na qual assinaram acordos nos setores do comércio, do turismo e da educação.

A visita de Kagame insere-se no âmbito de um périplo que faz na África Ocidental, iniciado em Cotonou (Benin),  Bissau (Guiné-Bissau) e segue depois para a Conacri (Guiné-Conacri).  

O ponto mais alto da visita foi a distinção de Presidente Paul Kagame com a medalha Amílcar Cabral, a mais alta distinção do país, bem como a assinatura do acordo de supressão de vistos entre a Guiné-Bissau e o Ruanda e a visita efetuada à Fortaleza São João de Amura (Estado-Maior) para render homenagem ao fundador das nacionalidades guineense e cabo verdiana, Amílcar Cabral, e aos heróis da luta de libertação nacional, através da deposição de coroas de flores nos seus túmulos.  

KAGAME MANIFESTA VONTADE DE TRABALHAR COM EMBALÓ PARA O DESENVOLVIMENTO DE DOIS PAÍSES

O Chefe de Estado ruandês disse que é uma honra receber a medalha Amílcar Cabral, que é um herói africano, por isso “é um privilégio para mim e para o povo ruandês”. Acrescentou que o gesto da condecoração encoraja as partes a trabalharem para o desenvolvimento dos seus países.

“Eu tive uma discussão produtiva com o Presidente Embaló, na qual analisamos a forma como a Guiné-Bissau e a Ruanda poderão construir uma fundação sólida para o desenvolvimento de nossos países. O nosso objetivo é criar um ambiente propício para que a nossa juventude possa usar as suas capacidades com vista a alcançar os seus objetivos” assegurou, para de seguida, realçar os esforços do Presidente Embaló na estabilização política e da segurança dos países da CEDEAO.   

Garantiu que o Ruanda e a Guiné-Bissau vão continuar a trabalhar juntos para o desenvolvimento e o bem-estar dos respetivos povos.

Por sua vez, o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, enalteceu o esforço feito pelo seu homólogo ruandês para a África, bem como o apoio que tem dado à Guiné-Bissau.

Lembrou que na sua visita a Kigali em 2022, foram assinados acordos entre os chefes da diplomacia dos dois países que, segundo a sua explicação, foram reforçados hoje com a assinatura do acordo de supressão de vistos entre os dois países.

“Contamos muito com essa troca de experiência entre o Ruanda e a Guiné-Bissau. A visita do Presidente Kagame é um passo importante e marcante”, disse.

Por: Assana Sambú

Foto: Cortesia da Presidência da República 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *