O Ex Ministro das Finanças, João Alage Mamadu Fadia, lançou na semana passada a sua segunda obra literária “ÉR, ÉR? ÉR CERTO!”, na presença de várias individualidades, entre escritores, músicos, membros do governo, diplomatas e altos funcionários do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM).
“ÉR, ÉR? ÉR CERTO!” tem 151 páginas, divididas entre fábulas, lendas e provérbios guineenses.
“É um livro para resgatar o passado. Recorda-nos a nossa infância, como eram contadas as histórias, porque na altura não tínhamos acesso à internet nem à rádio. Todas essas histórias são inspiradas nas histórias que os nossos pais contavam. Para além de nos divertirem também possuíam lições morais, os comportamentos aceitáveis na sociedade”, disse o autor.
Biografia
Nasceu no dia 04 de janeiro de 1959, em Bolama. Tem diploma de Estudos Superiores em Contabilidade e Administração Bancária, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, em 1996. Fez igualmente diversos cursos e estágios nos domínios da atividade bancária, contabilidade, auditoria e finanças, realizados em várias instituições. Trabalhou muito cedo no antigo Banco Central da Guiné-Bissau, desde 1978. Foi diretor Central de Controlo e Prevenção de Riscos na sede do banco BCEAO, em Dakar, 2007/2008. Foi Diretor Nacional do BCEAO, de junho de 2008 a dezembro de 2016. Desempenhou o cargo de ministro da Economia e Finanças no Governo de Carlos Gomes Júnior, em 2004/2005. Ocupou a mesma pasta no executivo do General Úmaro Sissoco Embaló, entre 2017/2018. Em 2020 foi nomeado para exercer as funções de ministro das Finanças, no governo de Nuno Gomes Nabiam. Atualmente, é auditor Geral da CEDEAO.
É o autor do livro “Espelho de uma Vida”, publicado em 2021.
Por: Epifânia Mendonça