A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), através da Direção Técnica do organismo, selecionou cerca de 210 crianças durante os trabalhos de prospeção de talentos em Bissau, realizados no mês de abril, com o objetivo da criação de uma Academia de Futebol Nacional para formar jovens jogadores promessas no país.
Num universo de mil e quatrocentos e dezoito jovens (1.418) que foram submetidos à avaliação durante a prospeção nos diferentes bairros de Bissau, a Direção Técnica da FFGB conseguiu reter 210 miúdos, que posteriormente vão participar nas últimas avaliações para ficarem trinta (30) crianças que irão integrar a Academia Nacional.
A informação foi transmitida à secção desportiva do Jornal O Democrata pelo Diretor Técnico Nacional adjunto da FFGB, Abubacar Mané, em entrevista na terça-feira, 02 de maio, com o objetivo de fazer o balanço da segunda fase da prospeção de talentos que terminou no final de mês passado.
“Conseguimos observar 1.418 crianças nos diferentes bairros. Os miúdos praticam o futebol. Conseguimos captar 210 crianças e vamos dar continuidade aos trabalhos de avaliação entre os dias 8, 9, 10 e 11 de maio. Faremos uma triagem final que vai permitir escolher os melhores a nível do setor autónomo de Bissau que vão integrar a Academia Nacional”, disse.
Segundo a explicação de Abubacar Mané, devido ao elevado número de crianças captadas durante os trabalhos da prospeção, os trabalhos de avaliação para selecionar trinta (30) crianças serão divididos em quatro grupos de 52 miúdos.
Conhecido vulgarmente por “Mister Abú”, diretor técnico nacional adjunto do órgão assegurou que os trabalhos da prospeção de talentos decorreram sem incidentes e desigualdade social entre os miúdos e realçou a forte colaboração dos pais das crianças.
“Os trabalhos decorreram de forma impressionante e até ultrapassaram as nossas expectativas, porque houve aderência de crianças dos bairros onde já tínhamos feito a prospeção. Essas crianças não tiveram a oportunidade de mostrar a sua qualidade futebolística, devido às aulas”, acrescentou.
O técnico nacional ligado à instituição federativa liderada por Carlos Mendes Teixeira “Caíto” disse que após a conclusão dos trabalhos em Bissau, a Direção Técnica da FFGB seguirá para o interior da Guiné-Bissau com o mesmo objetivo. Segundo a explicação de Abubacar Mané, os trabalhos de prospeção de talentos no interior do país irão iniciar na região de Cacheu, norte do país, concretamente na cidade de Canchungo.
Embora não tenha precisado a data e mês para está fase dos trabalhos, Mané limitou-se a dizer que “depois da região de Cacheu, a delegação seguirá para a região de Bafatá, leste da Guiné-Bissau”.
Os trabalhos da prospeção dos talentos enquadram-se no Programa de Desenvolvimento de Talentos (TDS) lançado em 2022 pela FIFA, entidade que tutela o futebol mundial, para promover e proporcionar a todos os talentos uma oportunidade para o desenvolvimento da modalidade na Guiné-Bissau.
Segundo a instituição federativa nacional, a prospeção para a retenção das promessas futebolistas que iniciou no mês passado em Bissau envolve todas as crianças de 11 aos 13 anos de idade.
As crianças que ingressarão nesta Academia Nacional não vão pagar nenhum valor monetário e vão estar sob tutela do organismo máximo do futebol nacional com o forte propósito de desenvolver o talento das crianças.
A iniciativa visa criar uma Academia de Elite, no âmbito do programa da FIFA, para o desenvolvimento de talentos, iniciado este 2023 e tem três anos de duração. O projeto será implementado pelas associações membros da entidade responsável pelo futebol mundial.
A prospeção em Bissau decorreu nos bairros de Plack 2, Brene, Bissalanca, Cupul, Enterramento, Hafia, bairro Militar, São Paulo, Reno, Belém, Missira, Sintra, Amedalai, Pefine, Luanda, Rossio, Quelelé, Madina, Antula, Mindará, Bandim, Chão de Pepel Varela, Pluba, Flefé, Santa Luzia, Cupelum, Praça e Ilheu do Rei.
Segundo constatou uma equipa de reportagem de O Democrata, os trabalhos estão a ser coordenados pelo Diretor Técnico Nacional, Eric Maré, coadjuvado pelo seu adjunto, Abubacar Mané, responsável de competições, João Domingos Loa Nfatcha e o seu adjunto AlmameDjassi.
Em comunicado emitido em fevereiro de 2022, a FIFA explicou que o Programa de Desenvolvimento de Talentos (TDS) começaria a ser desenvolvido em 2023 e oferece às federações conhecimento especializado, treino, plataforma para troca de conhecimento e financiamento.
A FIFA pagará 50 mil dólares a cada federação que for admitida na iniciativa.
Por: Alison Cabral