O líder da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB, Nuno Gomes Nabian, afirmou, este sábado, 13 de maio de 2023, que as eleições legislativas de 04 de junho serão as mais renhidas e disputadas na história da democracia guineense, tendo afirmado que nenhum partido ganhará com maioria absoluta.
Declarou que não é normal que o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15) continue a usar a imagem do Chefe de Estado nos cartazes de propaganda eleitoral, porque Sissoco Embaló “é o Presidente da República de todos os guineenses e de todas as formações políticas”.
Nuno Gomes Nabian discursava no comício popular, na cidade Bissorã (círculo eleitoral 05), região de Oio, norte do país , na abertura da campanha eleitoral, onde é cabeça de lista pelo seu partido à eleição. Disse que a APU-PDGB vencerá o escrutínio de junho próximo.
Gomes Nabiam reconheceu que os agricultores nacionais estão numa situação muito difícil, que pode provocar fome e destruir vidas de muitas famílias.
“Neste momento, a fome é iminente. Os camponeses dependem essencialmente da castanha de cajú”, disse, justificando que a má campanha de comercialização da castanha de cajú deve-se à crise económica que o mundo enfrenta, razão pela qual o governo adotou medidas para facilitar o processo.
“Quem quer criar complicações à Guiné-Bissau, não deve contar com o apoio de Nuno Gomes Nabian, porque em nenhum momento farei parte daquele grupo, devido a minha forma de ser. Algumas pessoas estão a intrigar a população nas comunidades, dizendo que rejeitei que os prisioneiros de 01 de fevereiro fossem libertados. Isso não corresponde à verdade. Não faço parte do tribunal”, indicou.
Nuno Gomes Nabiam disse que o atual chefe de Estado depositou confiança na sua pessoa, nomeando-o primeiro-ministro. Contudo admitiu que durante a caminhada houve alguns sobressaltos e desentendimentos entre eles, o que considerou normal para pessoas que trabalham juntas.
Nabian disse esperar que com a vitória do seu partido nas legislativas continue a trabalhar com Umaro Sissoco Embaló para que possam concluir os projetos de construção da Guiné-Bissau “rumo ao desenvolvimento almejado”.
Por sua vez, o Secretário Geral de APU-PDGB, Agostinho da Costa, advertiu que a utilização da imagem do Presidente da República nos cartazes da propaganda eleitoral do MADEM G-15 pode levar alguns concorrentes a impugnar os resultados eleitorais de 4 de junho.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A