O Presidente da República do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, já se encontra no país para uma visita de Estado de três dias. A comitiva ganesa chegou na tarde deste domingo e foi recebida pelo vice-primeiro ministro e ministro do Interior, Soares Sambú.
No aeroporto internacional Nana Addo Dankwa Akufo-Addo não prestou declarações aos jornalistas, depois das saudações de uma secção da guarda presidencial, apenas cumprimentou a comunidade do Gana no país depois dirigiu-se à viatura que estava à sua espera.
Esta segunda-feira, 15 de maio de 2023, o chefe de Estado do Gana será recebido pelo seu homólogo guineense, Umaro Sissoco Embaló, no Palácio da República.
Depois das honras militares, haverá um tête-à-tête entre os dois chefes de Estado, seguido do encontro bilateral alargado entre as duas delegações que culminará com assinatura de acordos, antes da declaração conjunta entre os dois estadistas.
Segundo o programa de visita consultado pelo O Democrata, Nana Akufo-Addo depositará, ainda na segunda-feira, coroas de flores na Fortaleza de São José d’Amura. O ministro do Ensino Superior, Timóteo Saba Mbundé, vai animar uma palestra sobre os desafios da integração regional.
Nana Akufo-Addo e a sua comitiva visitam as obras da estrada que liga o aeroporto a Safim, o contingente das forças armadas do Gana que integram a ECOMIB e o Liceu Nacional Kwameh Nkrumah.
Na terça, 16 de maio, a comitiva ganesa deixa o país, mas antes de embarcar Nana Akufo-Addo será recebido pelo vice-primeiro-ministro e o ministro do Interior, Soares Sambú.
Por: Filomeno Sambú