MARROCOS APRESENTA A PRIMEIRA MARCA DE AUTOMÓVEL A HIDROGÉNIO 

O Rei Mohammed VI de Marrocos presidiu, na segunda-feira, 15 de maio de 2023, no Palácio Real de Rabat, a cerimónia de apresentação do modelo do carro do primeiro construtor marroquino e do protótipo de um veículo a hidrogénio desenvolvido por um marroquino. 

Foram dois projetos inovadores que permitirão reforçar a promoção da Marca “Made In Morocco” e consolidar o lugar do Reino como plataforma competitiva para a produção do automóvel.

“A apresentação ao Rei MOHAMMED VI do automóvel da “Neo Motors”, empresa de capitais marroquinos, e do protótipo de um veículo a hidrogénio da empresa NamX, denominado HUV (Hydrogen Utility Vehicle), sublinha a vontade do Rei de encorajar e promover iniciativas empreendedoras nacionais pioneiras e as capacidades criativas, particularmente da juventude marroquina, que estes projetos incorporam”, destaca a imprensa marroquina.

Estas duas iniciativas industriais vão ao encontro das Altas Orientações Reais que visam orientar o setor privado para o investimento produtivo, nomeadamente em setores de ponta e promissores e estimular o surgimento de uma nova geração de empresas no Reino. As iniciativas confirmam igualmente a visão do Rei Mohammed VI em termos de desenvolvimento sustentável e promoção de energias renováveis, particularmente o setor emergente de hidrogênio verde.

Segundo relatos da imprensa local, a Neo Motors instalou uma unidade industrial em Ain Aouda (Região Rabat-Salé-Kénitra), para fabrico de veículos automóveis para o mercado local e para exportação, com uma capacidade anual projetada de 27.000 unidades e uma taxa de integração local de 65 por cento. O investimento total previsto para este projeto ascende a 156 milhões de dirhams (14 milhões de euros) e acabará por criar 580 postos de trabalho.

Ainda de acordo com informações disponíveis, a homologação final do primeiro veículo foi emitida pela Agência Nacional de Segurança Rodoviária em fevereiro de 2023. A empresa lançou a pré-série e planeja a inauguração da unidade industrial em junho de 2023 e o lançamento da comercialização.

Este projeto, que dá origem à primeira marca de automóveis marroquina para o grande público, é apoiado por competências nacionais, sobretudo baseia-se principalmente no ecossistema de fornecedores automotivos locais desenvolvido pelo Reino de Marrocos.

Quanto ao protótipo do veículo a hidrogénio da empresa NamX, foi concebido em colaboração com o gabinete de design italiano e carroçaria de referência Pininfarina. O design interior do veículo foi realizado por talentos marroquinos.

O modelo HUV será abastecido com hidrogénio por um depósito central que será complementado por seis cápsulas amovíveis, garantindo uma autonomia significativa e facilitando o reabastecimento de hidrogénio em poucos minutos. Este projeto-piloto insere Marrocos na dinâmica de trabalho a nível global que consiste no desenvolvimento de novas formas de transporte, combinando eficiência e respeito pelo meio ambiente.

Nesta ocasião, o Rei MOHAMMED VI, condecorou dois criadores da iniciativa com Wissam Al Kafaa Al Fikria, MM, nomeadamente, Nassim Belkhayat, fundador e CEO da Neo Motors, e Faouzi Annajah, presidente e fundador da NamX.

PorRedação

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *