Inauguração: “O PORTO DE BANDIM CONTRIBUIRÁ NO ABASTECIMENTO EM PESCADO AO MERCADO NACIONAL”

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, afirmou esta sexta-feira, 19 de maio de 2023, que o novo cais de pesca de Bandim vai contribuir no abastecimento em pescado ao mercado nacional, como também impulsionará a exportação do pescado nacional. 

Embaló fez estas afirmações na cerimónia de inauguração do Porto de pesca artesanal de Bandim, que contou com a presença dos membros do governo, embaixadores da China, de Portugal, da Espanha e outras entidades.

O custo das obras financiadas pelo governo chinês estima-se em 26 milhões de dólares norte-americanos.

No seu discurso, o Chefe do Estado afirmou que, com o funcionamento do porto de pesca artesanal, da unidade de conservação e transformação, fica muito valorizada a cidade de Bissau, transformando-a num polo dinâmico de desenvolvimento.

Úmaro Sissoco Embalo assegurou que as duas infraestruturas contribuirão decisivamente para o abastecimento regular do mercado nacional e a melhoria da oferta em pescado assim como impulsionará a exportação.

O chefe de Estado frisou que o polo do desenvolvimento do alto Bandim, que integra o porto de pesca artesanal, vai gerar empregos sobretudo para as mulheres e jovens e que para além de emprego vai criar novas oportunidades de negócios para o setor das pescas.        

Por sua vez, o Ministro das Pescas Orlando Mendes Veiga, garantiu que o novo cais do porto de pesca artesanal tem as condições para acolher simultaneamente e atracar entre 250 e 300 embarcações artesanais de pesca e dois navios de pesca semi-industriais.      

O governante enalteceu que a contribuição do governo da República Popular da China ao setor das pescas na Guiné-Bissau está a tornar-se cada vez maior, desde a formação de pescadores artesanais, marinheiros de pesca industrial, construção de câmaras frigorificas fábricas de gelo entre outros.

O titular da pasta das pescas sublinhou que o porto contém entre outros, docas flutuantes de 308 metros de norte ao sul, um quebra-mar norte com a estrutura de rampa de 228 metros de comprimento e 2, 5 metros de largura.

Para Orlando Mendes Veigas, a inauguração do Porto de pesca de Alto bandim dá início a um passo em frente para o início da integração da economia marítima.  

O representante da empresa executora do projeto, Hu Hong Xiang, considerou que a construção do cais de pesca do alto Bandim é um dos projetos mais importantes de infraestruturas e inclui a construção de quebra-mares norte e sul de 308 metros, 416 metros de plataforma do cais original e proteção da costa é 50 metros, a construção de um cais flutuante para barcos de carga e a escavação do porto atingiu 277 mil metros cúbicos, além da construção de uma tore de água, um pavilhão de comercio de produtos de pesca, estradas e um sistema de tratamento de “escultora” e outros instalações complementares.

Hu Hong Xiang realçou a importância do projeto, sendo um projeto de ajuda externa cujo objetivo é a construção de um cais de pesca artesanal eficiente e ecologicamente correto e adequado para a realidade local.

Segundo Hu Hong Xiang, o cais de pesca do Alto Bandim pode descarregar no mínimo trinta mil toneladas de pescado por ano, para de seguida sublinhar que desde o início da construção das obras em 2018, enfrentaram dificuldades sem precedentes, especialmente afetados por fatores como a pandemia e a escassez de suprimentos de pedras, o que consequentemente resultou em um aumento do tempo de construção em mais do que o dobro.

Hu Hong Xiang espera que o projeto possa beneficiar a vida dos pescadores e utentes em geral e acredita que o novo cais possa ser um porto de amizade entre a Guiné-Bissau e a República Popular da China.   

Por: Carolina Djemé

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *