O lutador guineense Diamantino Luna Fafé conquistou a medalha de ouro na categoria de 57kg, no Campeonato Africano de Luta a decorrer na cidade de Hammamet, Tunísia.
Para sagrar-se campeão africano na sua categoria, Luna Fafé derrotou, este sábado 20 de maio de 2023, o atleta egípcio Gamal Abdelnaser Mohamed, detentor do título da última edição, pela pontuação máxima.
A informação consta de um publicação na página oficial da Federação de Luta da Guiné-Bissau, consultada pela secção desportiva do Jornal O Democrata.
O jovem atleta que era um dos favoritos, alcançou o pódio na prova internacional, trazendo mais uma medalha para a Guiné-Bissau nesta modalidade.
Numa entrevista ao O Democrata no início desta semana, o presidente Federação de Luta da Guiné-Bissau, João Bernardino Soares da Gama, tinha assegurado que Fafé alcançaria o pódio devido a sua potencialidade.
A delegação da Guiné-Bissau aguarda agora o combate de Bacar Ndum, na categoria de 74kg, que será ainda este sábado.
De salientar que a Guiné-Bissau participa com três atletas nesta competição, mas o lutador Caetano António Sá de 79 kg, não conseguiu chegar ao final na sua categoria.
Na edição 2022 do Campeonato Africano de Luta realizada em Marrocos, a Guiné-Bissau conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze, graças a proeza de Mbundé Cumba Mbali, na categoria de 65 quilogramas (kg) e Bacar Midana, 70 kg. A medalha de bronze foi conquistada por Diamantino Fafé, na categoria de 57 kg.
Por: Alison Cabral