Um grupo dos comerciantes de diferentes mercados de Bissau invadiu, nesta quinta-feira 2 de abril, as instalações de Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS) para exigir cartões de sócios que dão acesso à Assembleia Geral e apresentação de relatórios de contas da actual direção no dia 04 de Abril.
A saída de encontro com presidente de mesa de assembleia, o Director de Campanha do candidato Braima Cante, Samba Balde disse a’O Democrata que não saíram satisfeitos da reunião porque nem todas as questões levantadas tiveram respostas.
“Pedimos revisão de quota porque entendemos que as deliberações em termos de pagamento de quota para associados são exorbitantes tendo em conta o rendimento dos próprios associados, mas remeteram esta questão à assembleia geral”.
O nosso repórter falou com vice-presidente da CCIAS para Área de Agricultura. Mama Samba Embalo afirmou que a redução de quota é da competência da mesa de assembleia geral. “O valor das quotas de associados foi estipulado pela Assembleia Geral que definiu três sectores: sector A é vinte mil francos CFA, sector B quinze mil francos CFA e sector C dez mil francos CFA mensalmente, portanto não há nada de acréscimo, tudo está no regulamento interno da Câmara”.
Questionado sobre as acusações de que actual direcção estaria a emitir cartões de sócios para as pessoas que não têm alvarás e nem tão pouco são comerciantes, este responsável do sector privado refutou tais alegações, alegando que a “Câmara de Comércio na qualidade de instituição que representa sector privado não pode se enveredar por esta via, já esclarecemos esta questão a este grupo”.
Recorde-se que Assembleia Geral da CCIAS foi marcada para dia 4 do mês em curso durante a qual serão apresentados relatórios de contas da direcção cessante cujo mandato terminou no dia 13 de Março. Concorrem para a liderança do sector privado Braima Canté (Soioio), Mamadu Saliu Lamba e Braima Camará (atual presidente).
Por: Aguinaldo Ampa