
O presidente do Partido Luz da Guiné. Bissau, Lemes Monteiro, o candidato do partido ao cargo de primeiro-ministro, considerou a votação deste domingo um ato da democracia e Luz da Guiné-Bissau.
Lesmes Monteiro fez essa declaração depois de ter exercido o seu direito cívico no dia 4 de junho de 2023, no círculo eleitoral número 28.
Elogiou o civismo que a população está a demonstrar neste escrutínio, sublinhando que tem decorrido até ao momento de forma tranquila, sem nenhum incidente.
“A democracia é uma festa. A democracia não permite que estejamos do mesmo lado e tenhamos as mesmas ideias, porque é um processo que termina, mas a vida continua”, salientou.
Apelou aos jovens para continuarem a reforçar o espírito da democracia, porque o “voto é um ato que pode decidir o nosso futuro”, aconselhou.
“Passaram-se vinte e um dias, durante os quais os partidos políticos conseguiram passar a mensagem de apelo ao voto. Que o povo faça a sua escolha e decida emfavor de quem apresentar melhores ideias”, frisou e disse esperar que no futuro as eleições na Guiné-Bissau deixarem de ser uma passarela para a exibição de bens materiais, mas sim um campo de exposição de ideias e projetos para o desenvolvimento do país.
Concluiu que um dos desejos do Partido Luz é que o ato que está a decorrer seja de grande responsabilidade, porque “ser um cidadão e receber favores de um candidato, pode deixá-lo preso e com peso na consciência e, consequentemente, não conseguirá exigir o seu direito”.
Por: Noemi Nhanguan