
O presidente da Comissão Nacional de Eleições, M´Pabi Kabi admitiu que todos os erros ou falhas suscetíveis de ocorrer no decurso de votação, sobretudo nas primeiras horas do escrutínio,” são corrigíveis”.
O presidente da CNE apelou aos eleitores a votarem com civismo, como forma de provar que são cidadãos nacionais que querem contribuir positivamente na escolha dos próximos governantes.
M´Pabi Kabi falava esta tarde depois de ter exercido o seu direito cívico no círculo eleitoral 25, Distrito Eleitoral 12, mesa 01, onde deverão votar quatrocentos eleitores inscritos.
Confrontado com a situação da disparidade registada entre nomes dos eleitores que constam nos cadernos eleitorais e nas listas que os delegados dos partidos às assembleias de voto têm, M´Pabi Kabi disse não ter informações, mas admitiu que talvez tenha a ver com algumas falhas que “tecnicamente são corrigíveis”.
Instado a pronunciar-se sobre um pequeno desentendimento registado no círculo eleitoral 25 entre alguns fiscais e agentes da mesa sobre o voto antecipado, esclareceu que é uma matéria que está prevista na lei, razão pela qual não pode ser da vontade de alguém impor que não seja feito.
“Por isso foi feito num dia e serão distribuídos para asrespetivas áreas geográficas de inscrição de cada eleitor e na urna onde deveria ter exercido o seu direito cívico, se não o tivesse feito antecipadamente. Portanto, não deve constituir motivo para alarme”, insistiu e pediu paciência aos eleitores, porque “todas situações relatadas estão a tero devido tratamento”.
Por: Filomeno Sambú