CNE ANUNCIA A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS PROVISÓRIOS PARA QUARTA-FEIRA 

O Secretário Executivo Adjunto da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Idriça Djaló, anunciou na noite deste domingo, 04 de junho de 2023, que os resultados eleitorais provisórios serão divulgados no dia 07 do mês em curso, próxima quarta-feira.

Idriça Djaló fez esse anúncio nas instalações da CNE quando falava dos resultados preliminares da votação deste domingo, admitindo que a votação foi encerrada às 17 horas, em toda extensão territorial nacional, e que não houve prejuízos no atendimento aos cidadãos eleitores que se encontravam em filas de espera.

Assegurou que no decurso das operações preliminares ao ato de votação, não se constatou situações que pudessem atrofiar o processo.

“Assistimos ao processo de votação com jornalistas, partidos e coligações de partidos, organizações da sociedade civil e observadores internacionais, que monitorizaram e acompanharam, passo a passo, o desenrolar do escrutínio foram recolhidas algumas informações e evidências de factos que foram devidamente avaliados e tratados. Alguns carecem de fundamento e se tornaram irrelevantes e outras, pontuais, relativas aos materiais eleitorais não sensíveis foram rápida e devidamente colmatadas”, assegurou.

Idriça Djaló informou que a CNE se confrontou com duas ou três situações que mereceram uma atenção minuciosa da instituição, nomeadamente a situação de eleitores cujos nomes não constavam do Caderno eleitoral, mas que eram portadores de cartões de eleitor, facto constatado em alguns distritos no Setor Autónomo de Bissau, mas que não se trataram apenas de problemas de índole informático, mas sim de falta de diligência de cidadãos eleitores  que não tiraram proveito do período de reclamação de forma a permitir que fossem corrigidas algumas irregularidades e omissões que,  eventualmente, teriam sido verificadas no período de inscrição de tais eleitores.

“A CNE socorreu-se, por intermédio de órgãos da comunicação social, para exortar a população a manter-se calma, serena e vigilante de forma a permitir que os princípios e valores da integridade eleitoral, granjeados pela Comissão Nacional de Eleições, sejam preservados enquanto conquistas democráticas. Portanto podemos afirmar que as eleições decorreram num clima de muita cordialidade, cooperação e solidariedade entre as partes e que acabaram por vincar os alicerces de uma eleição ordeira e pacífica como se constatou”, garantiu.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: Marcelo Na Ritche

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *