UA TRANSMITE A DETERMINAÇÃO DOS LÍDERES AFRICANOS ÀS MUDANÇAS INCONSTITUCIONAIS

O Comissário para paz e assuntos políticos da União Africana (UA), Bankole Adooye, afirmou que os líderes africanos continuam firmes e determinados quanto à “tolerância zero” às mudanças inconstitucionais, porque “a África deve continuar a nutrir a democracia e a boa governação para que a evidência da paz, da estabilidade e da segurança seja para todos.

O Comissário para paz e assuntos políticos da União Africana falava aos jornalistas à saída da audiência (04.06.2023) com o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, com quem diz ter discutido assuntos de interesse comum entre a Guiné-Bissau e a União Africana.

“Felicitamos a sua liderança pela realização pacífica das eleições legislativas antecipadas de domingo, felicitamos também o seu papel na liderança da Comunidade Económica dos Estado da África Ocidental (CEDEAO), enquanto chefe da conferência de chefes de Estado da organização sub-regional, e falamos também das mudanças inconstitucionais de governos”, indicou

Pediu a todos os partidos políticos e coligações e protagonistas envolvidos no processo de realização das eleições legislativas a respeitarem a vontade do povo expressa nas urnas, porque “o nosso continente está a lutar contra o terrorismo e as crises que se registam em todas as cinco regiões da África”.

Bankole Adooye disse ter passado em revista com o Presidente Sissoco Embaló aspetos ligados à paz a nível do Sahel, no bloco sub-regional e em África, bem como dos esforços de estabilização que têm sido feitos.

Neste sentido, disse esperar que depois do anúncio dos resultados, pela Comissão Nacional de Eleições, todos os protagonistas respeitem a vontade do povo.

“A União Africana está feliz em testemunhar as eleições de domingo na Guiné-Bissau e vai continuar a monitorizá-las e todos os progressos conseguidos para o bem da democracia e da boa governação na Guiné-Bissau”, assegurou.

Por: Noemi Nhanguan/Filomeno Sambú

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *