Resultados eleitorais: SIMÕES PEREIRA DENUNCIA TENTATIVA DE VIOLAR PROCEDIMENTOS DE APURAMENTO NAS COMISSÕES REGIONAIS

O líder da Coligação da Plataforma de Aliança Inclusiva (PAI – TERRA RANKA), Domingos Simões Pereira, afirmou que há tentativa que ameaçam a transparência dos resultados eleitorais na Guiné-Bissau,  denunciando que alguns presidentes das Comissões Regionais das Eleições têm sido “coagidos” para não procederem ao apuramento de resultados e consequente elaboração das atas por círculos eleitorais e regionais, contrariamente às disposições do Art. 85.° da Lei N °10/2013.

Em conferência de imprensa realizada hoje, 06 de junho, na sua sede em Bissau, na presença de membros da coligação,  Domingos Simões Pereira acusou a Comissão Nacional de Eleições de estar por detrás desta tentativa de mudança de apuramento dos resultados eleitorais nas CRE’s.

Simões Pereira assegurou que a coligação eleitoral PAI TERRA RANKA terá conquistado uma “maioria absoluta confortável”, nas eleições legislativas, detalhando que essa maioria é uma fasquia superior a própria fasquia que delimita a maioria absoluta, embora admita que não pretende com isso avançar com a divulgação dos resultados eleitorais.

O também Presidente do PAIGC exigiu que os resultados eleitorais sejam divulgados com a maior brevidade possível, alertando que o contínuo adiamento na divulgação dos resultados está a criar uma “tensão absolutamente desnecessária e com consequências imprevisíveis” que a coligação tem tentado e vai continuar ainda a evitar a todo custo. 

O líder da coligação exortou à Comunidade Internacional, particularmente os observadores eleitorais, para cuidarem do processo com “isenção e transparência”, tendo declarado que a coligação PAI TERRA RANKA não está disposta a aceitar “quaisquer arranjos que não sejam os legais e que correspondam à vontade livremente expressa pelo povo guineense”. 

Por fim, Domingos Simões Pereira felicitou ao povo guineense pela “clareza” na sua opção que é feita na estabilidade ao ter conferido à coligação uma maioria absoluta confortável. 

Por: Tiago Seide 

Foto: TS

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *