MADEM CONDENA TENTATIVA DE ANTECIPAR OS RESULTADOS ELEITORAIS

O Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G 15) condenou, no princípio da tarde desta terça-feira, 06 de junho de 2023, qualquer tentativa de manipulação e antecipação dos resultados eleitorais, por ser um partido pacífico e respeitador de todos os engajamentos que assume.

A posição do movimento foi tornada pública por Marciano Silva Barbeiro, Diretor Nacional da Campanha Eleitoral do partido, que assegurou que o MDEM-G 15 nunca será um partido violento, nem com o povo, nem mesmo com quem pensa que deve criar perturbações com mensagens violentas de “ aniquilar o país de vez”.

“O MADEM-G 15 está disposto a apaziguar os ânimos e dialogar com todos os atores políticos. Essa é a nossa convicção, trabalhar para apaziguar os ânimos “, indicou, lembrando que a mensagem do MADEM-G 15 tem sido de paz, de estabilidade, de sossego, de progresso, da união, da justiça e de segurança para os cidadãos.

Defendeu que é preciso respeitar os princípios democráticos, “a Guiné-Bissau tem leis e as eleições são regidas por regras, desde o processo de recenseamento até à votação”.

“ Se há órgão competente para divulgar resultados, neste caso, a CNE, não devemos sermos nós, os partidos políticos concorrentes, a fazê-lo. Pretender antecipar os resultados não é justo. Quem antecipa resultados é o maior derrotado”, afirmou Silva Barbeiro, criticando que o comportamento de alguns dirigentes políticos está errado face àquilo que a lei recomenda.

Em nota lida pelo coordenador do gabinete de comunicação, António Óscar Barbosa, o MADEM-G 15 deixou claro que tem acompanhado atentamente “as especulações demagógicas “ sobre os resultados eleitorais, com propósito único “de abrir brechas à tensão política e pôr em causa um processo exemplarmente realizado pelas autoridades competentes, confirmado pelas diferentes missões de observação eleitoral internacional na Guiné-Bissau”.

“Essas declarações falaciosas e irresponsáveis de dirigentes políticos, que dão conta de certos resultados, são contrárias à determinação legal e, como tal, passíveis de serem judicialmente atacadas”, pode ler-se na nota à imprensa do partido divulgada esta terça-feira, 06 de junho.

O MADEM-G 15 disse que dispõe de dados consolidados pelo seu gabinete que apontam para outras conclusões, que apenas não foram divulgadas, por reconhecer que é da competência da CNE divulgar resultados eleitorais.

Perante estes fatos, MADEM-G 15   apelou à calma e exortou a população a serenidade necessária que permita aos órgãos competentes, nomeadamente a CNE proceder aos trabalhos de apuramento em estrito cumprimento do previsto na Lei 10/2023, de 25 de dezembro.

Por: Filomeno Sambú

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *