Este ano marca o 60º aniversário do envio de equipas médicas chinesas de assistência externa. A fim de organizar as atividades comemorativas na Guiné-Bissau, a Comissão Nacional de Saúde da China encontrou no arquivo uma foto da 1ª equipa médica chinesa na Guiné-Bissau, em 1976, e enviou-a para nós.
Esta é uma foto antiga de quase meio século, que é o ponto de partida do envio de equipa médica chinesa à Guiné-Bissau. A 1ª equipa médica chinesa foi recebida calorosamente pelo povo guineense quando chegou ao Hospital Regional de Canchungo, muitos doentes da Gâmbia, do Senegal e da Guiné também vieram de longe para pedir tratamento.
Olhando para o passado, como o Embaixador da China, gostaria de prestar homenagem a esses predecessores. Eles não são apenas os pioneiros da cooperação médica entre a China e a Guiné-Bissau, mas também as testemunhas e contribuintes da profunda amizade entre os dois países.
Ao longo das décadas, o Governo chinês tem constantemente enviado equipas médicas para a Guiné-Bissau, totalizando até agora 19 equipas com um total de 283 médicos. Os membros das equipas médicas chinesas afastam-se da sua pátria e família, superando as várias dificuldades e adaptando-se às condições locais. Aderem ao espírito humanitário, tendo prestado serviços médicos de alta qualidade ao povo guineense com profissionalismo no Hospital da Amizade Sino-Guineense, Hospital Regional de Canchungo e Hospital Nacional Simão Mendes, salvando muitos doentes moribundos.
Até agora, as equipas médicas chinesas têm realizado 7.227 operações na Guiné-Bissau, tratado mais de 187 mil pacientes e realizado 406 atividades de intercâmbio académico. Além do trabalho médico diário, os médicos chineses também vão regularmente às áreas remotas e acampamentos militares da Guiné-Bissau para realizar consultas gratuitas, que totalizam 273 vezes, tratando mais de 22.600 doentes.
Nas últimas décadas, os membros da equipa médica chinesa não apenas salvaram vidas, mas também promoveram os intercâmbios interpessoais e o desenvolvimento da amizade entre os dois países, durante o qual se têm surgido inúmeras histórias impressionantes. A equipa médica chinesa na Guiné-Bissau já se tem tornado um enviado civil da amizade sino-guineense e uma tabuleta dourada da cooperação bilateral. No dia 25 de Maio, o Presidente da República, Sr. Umaro Sissoco Embaló, condecorou a equipa médica chinesa na Guiné-Bissau com a “Medalha de Ordem Nacional, Cooperação e Desenvolvimento”, enfatizando o contributo da equipa médica chinesa para a saúde pública da Guiné-Bissau e a cooperação bilateral na área de saúde e medicina.
Agradecemos sinceramente ao Presidente Embaló, o seu reconhecimento ao trabalho da equipa médica chinesa. Esta medalha não apenas representa um elogio ao trabalho da equipa médica chinesa de assistência externa que durou 60 anos, mas também é um testemunho da profunda amizade histórica entre a China e a Guiné-Bissau.
A África é o berço da civilização humana, mas nos últimos séculos, o tráfico de escravos, o colonialismo e a falta de desenvolvimento fazem com que as doenças ainda sejam um grande desafio para a maioria dos países africanos. Foi justamente para ajudar a resolver este problema que a China enviou a primeira equipa médica à Argélia em 1963. Embora a China não fosse poderosa e próspera naquela época, estava disposta a usar a sua própria força para ajudar os países irmãos do terceiro mundo a melhorar as suas condições de saúde e medicina e aumentar o nível de saúde para os povos. Ao longo dos 60 anos, a China tem enviado um total de 28.000 médicos para 73 países e regiões na África, Ásia, América, Europa e Oceania e tratado 290 milhões de pacientes, demonstrando a responsabilidade de um grande país comprometido a defender e proteger os direitos humanos, conquistando amplo reconhecimento da comunidade internacional.
Como o Presidente chinês, Xi Jinping, apontou numa carta de resposta à 19ª equipa médica chinesa enviada para a República Centro-Africana, o povo chinês ama a paz e valoriza a vida, o que é devidamente ilustrado pelos seus esforços em assistência médica internacional.
A Equipa Médica Chinesa tem trabalhado na África por 60 anos. Acredito que, deveria ser considerado um milagre se outros países pudessem fazer algo durante décadas para ajudar os outros. Hoje, o milagre ainda se mantém e continua.
A 19ª equipa médica chinesa que agora está a trabalhar na Guiné-Bissau é composta por 17 membros e chegou ao país em outubro do ano passado. Até ao momento, tem tratado 3600 doentes e realizado consultas gratuitas 14 vezes, ganhando reconhecimento e gratidão de todos os setores da sociedade guineense. Esperamos que eles continuem a desenvolver as boas tradições da equipa médica chinesa de assistência externa e façam mais contribuições para promover a cooperação de medicina e saúde entre a China e a Guiné-Bissau e aprofundar a amizade entre os dois povos.
A parte chinesa também está disposta a continuar a cooperar com a Guiné-Bissau na área de medicina e saúde de diversas formas, continuar a procurar saúde e bem-estar para o povo guineense e praticar o conceito de uma comunidade de saúde para a humanidade com ações concretas.;
Por: Guo Ce
Embaixador da República Popular da China