Eliminatórias CAN’2024: DJURTUS DERROTAM SÃO TOMÉ E AGUARDAM O JOGO ENTRE A NIGÉRIA E A SERRA LEOA PARA CONFIRMAR O APURAMENTO

A seleção nacional de futebol “Djurtus” derrotou na tarde desta quarta-feira, 14 de junho, a sua congénere de São Tomé e Príncipe por uma bola a zero e aguarda a vitória ou o empate da Nigéria frente à  Serra Leoa, no encontro agendado para o dia 18 do mês em curso. 

Com esta vitória graças a um golo conseguido aos nove minutos da segunda parte, a turma nacional está praticamente apurada para a Taça da Confederação Africana de Futebol, a ser realizada na Costa de Marfim.

A seleção nacional entrou no jogo, criando dificuldades à defensiva da seleção do São Tomé e Príncipe nos primeiros 20 minutos. Os atacantes da seleção nacional, nomeadamente Piquete Djassi, Dalcio Gomes,  Moreto Cassamá e Mama Baldé estavam  a controlar as investidas da seleção nacional, mas sem nexo para golos, apesar de a equipa nacional ter entrado melhor na partida. 

A seleção adversária, sem chances para o apuramento para o próximo CAN, não criou dificuldades à nossa defensiva, mas fez uma primeira parte cautelosa, tentando surpreender algumas vezes a turma nacional.

A seleção de São Tomé e Príncipe apenas chegou à baliza da Guiné-Bissau aos 30 minutos da partida, sem criar grande perigo. A nível do público, notava-se mais adeptos da turma nacional nas bancadas, a maioria na bancada A e atrás das duas balizas.

Em relação à arbitragem, sem grande preocupação, uma vez que não houve situações que gerassem críticas dos adeptos nas bancadas do estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau. 

Em resumo, os pupilos orientados pelo selecionador nacional, Baciro Candé, foram superiores durante os 90 minutos da partida.

A partida ficou marcada pela estreia de Janio Bikel na fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações.

A seleção do São Tomé e Príncipe esteve muito bem a nível defensivo, bloqueando as investidas da seleção  nacional durante a primeira parte, que terminou empatada a zero bolas. O jovem médio da Guiné-Bissau, Moreto Cassamá, esteve em evidência.

Na segunda parte, o selecionador nacional,  BaciroCandé, fez descansar Piquete Djassi, entrando para o seu lugar Zinho Gano, autor do único golo da turma nacional. Embora a seleção nacional tenha conseguido ter maior posse de bola, a seleção de São Tomé e Príncipe melhorou bastante a sua performance na segunda parte e algumas vezes tentou  contrariar o adversário.

Aos 57 minutos, a seleção nacional abriu o ativo através do avançado Zinho Gano, na sequência de um cruzamento de Jefferson Encada, na direita, em cujo ressalto a seleção nacional fez o seu primeiro e único golo. 

A Guiné-Bissau controlou a posse da bola, mas notava-se o nervosismo dos adeptos nas bancadas por causa da má exibição dos jogadores nacionais, chegando muitos adeptos a pedir a entrada de Zé Turbo, mas a equipa técnica nem deu ouvidos às críticas adeptos e apelos.

Após ovação dos adeptos, o selecionador nacional mandou o avançado Zé Turbo fazer aquecimento.

Os Djurtus, como é conhecida a seleção nacional, não realizaram uma partida de grande nível e nos últimos minutos conservaram a vitória para evitar um contra golpe do adversário.

Em relação a exibição dos jogadores nacionais, destacam-se as prestações do Moreto Cassamá, Opa Sangante, Sori Mané e Dalcio Gomes. 

A partida ficou marcada pela estreia de Edgar Ié, futebolista que joga na primeira liga da Turquia.

No final da partida, a Guiné-Bissau teve uma oportunidade para ampliar o marcador através de Zé Turbo, mas sem sucesso.

Após o jogo, o sub-capitão da seleção nacional, Sori Mané, mostrou-se satisfeito pelo triunfo e lembrou que falta realizar o jogo entre a Nigéria e a Serra Leoa, que pode decidir o apuramento do país pela quarta vez consecutiva.

O Selecionador Nacional, Baciro Candé, mostrou-se satisfeito, mas alertou que a Guiné-Bissau depende da sua caminhada para chegar ao CAN’2023.

Inserido no Grupo A, juntamente com a Nigéria, Serra Leoa e São Tomé e Príncipe, com esta vitória a Guiné-Bissau faz 10 pontos, a Nigéria tem 9 e joga no dia 18 do mês em curso frente à Serra Leoa. Em caso de vitória da Nigéria, a Guiné-Bissau apura-se pela quarta vez consecutiva para o CAN.

Por: Alison Cabral

Foto: Marcelo Na Ritche

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *